A digitalização é um motor para a sustentabilidade?

0

As organizações em todo o mundo estão fazendo a transição para uma mentalidade que prioriza o digital, implementando tecnologias como a aprendizagem automática, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT). Também estamos testemunhando a ascensão da fabricação inteligente, criando oportunidades para otimização energética, melhoria de processos e manutenção preditiva.

Estas tecnologias podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios de sustentabilidade, abrindo caminho para um futuro mais verde. Também se alinham com o compromisso da União Europeia de emissões líquidas de gases com efeito estufa (GEE) até 2050. Basicamente, a digitalização e a sustentabilidade andam de mãos dadas e devemos nos concentrar igualmente em ambas as áreas para impulsionar a transformação em grande escala.

A rota digital para a produção sustentável

Hoje em dia, todos discutem as alterações climáticas, a globalização, a digitalização e as megatendências que moldam o nosso mundo. A sustentabilidade tornou-se um impulsionador de valor para os negócios nas últimas décadas – e faz sentido, considerando que 75% de toda a poluição provém de apenas 20 países. No que diz respeito à UE, quase um terço das emissões de GEE provêm dos transportes. As operações industriais são responsáveis por 26% das emissões, enquanto a produção de eletricidade e calor contribui com outros 23%. Uma maneira de enfrentar esses desafios é abraçar a transformação digital. Com esta abordagem, os negócios podem se tornar mais ecológicos e eficientes, o que se traduz em receitas mais elevadas.

A digitalização, ou transformação digital, pode ser definida como a integração de tecnologias digitais nas operações comerciais. O seu papel na indústria é eliminar ineficiências e, ao mesmo tempo, limitar a produção e os desperdícios. As práticas de sustentabilidade, por outro lado, visam travar as alterações climáticas e proteger os recursos naturais. Num contexto empresarial, esta abordagem envolve a utilização apenas dos produtos, serviços, conjuntos de dados e plataformas considerados essenciais para a eficiência operacional e a inovação.

Uma abordagem mais sustentável pode beneficiar as empresas, os consumidores e o ambiente, uma vez que, os clientes também estão preocupados com as questões ambientais e, muitas vezes, optam por companhias e marcas sustentáveis. Portanto, alcançar uma imagem de marca "verde" pode diferenciar a sua empresa e impulsionar o crescimento da receita.

Na medida em que a sustentabilidade se torna uma prioridade global, muitos governos e organizações estão mudando para fornecedores ambientalmente responsáveis. Isto permite que as empresas "verdes" entrem em novos mercados, garantam mais clientes e ganhem vantagem competitiva.

Alcançar a sustentabilidade através da digitalização

A transição para processos mais sustentáveis pode levar à economia de custos, eficiência operacional e mais lucros. Mesmo que, tudo isto pareça promissor, existem compromissos significativos entre a transformação digital e a sustentabilidade.

Embora a digitalização tenha trazido benefícios significativos, ainda continua tendo uma pegada de carbono significativa. As prioridades estratégicas conflitantes dentro das organizações e a falta de uma abordagem consistente colocam barreiras adicionais.

Os líderes empresariais podem enfrentar estes desafios adotando uma abordagem estratégica à dupla transição. Um bom ponto de partida é definir objetivos claros para a digitalização e a sustentabilidade, com foco em áreas de negócio avançadas.

Ao mesmo tempo, é crucial definir objetivos para cada área, garantir as competências necessárias para uma transição bem-sucedida e visar a suficiência digital. Isto requer uma nova abordagem para a adoção de iniciativas digitais e verdes, permitindo a transferência do conhecimento e da tecnologia.

O que mais importa é ter um roteiro de transição dupla bem definido antes de começar. Não espere mudar as coisas da noite para o dia. Este processo leva tempo e requer uma mudança fundamental na estratégia empresarial, mas os resultados valerão a pena.

Ao adotarem tecnologias digitais, as organizações podem atingir os objetivos de sustentabilidade, contribuir para os esforços ambientais globais, satisfazer as expectativas em evolução e criar valor a longo prazo tanto para os negócios como para o planeta. É um caminho essencial para um futuro mais sustentável e resiliente para as empresas e o conjunto da sociedade.

Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.