A Amazon Web Services anuncia o Amazon Q, um novo tipo de assistente alimentado por inteligência artificial generativa, tem como base os elementos prioritários da empresa: segurança e privacidade, e é específico para o trabalho e construído sob medida para negócios de clientes. Os funcionários podem obter respostas rápidas e relevantes para perguntas urgentes, gerar conteúdo e tomar decisões – tudo com base nos repositórios de informações, códigos e sistemas corporativos da sua companhia. Entre os clientes e parceiros entusiasmados em implementar o Amazon Q, estão Accenture, Grupo BMW Group, Gilead, Mission Cloud, Orbit Irrigation e Wunderkind.
Entre os benefícios do Amazon Q, estão:
Fornecimento de informações e recomendações para agilizar tarefas, acelerar a tomada de decisão e resolução de problemas e estimular a criatividade e a inovação no trabalho.
A personalização de suas interações para cada usuário, individualmente, com base nas identidades, funções e permissões existentes de uma organização. Além disso, o assistente não usa conteúdo corporativo de clientes para treinar seus modelos estruturais e foi projetado para atender a requisitos rigorosos de clientes corporativos.
Assistência generativa baseada em IA para clientes que estão na AWS, trabalham internamente e usam aplicativos para business intelligence (BI) da AWS, contact centers e gerenciamento da cadeia de suprimentos para ajudar organizações de todos os tamanhos e setores a utilizar IA generativa com segurança. O Amazon Q está em fase de pré-lançamento, amplamente disponível para clientes no Connect, e em breve estará na cadeia de suprimentos da AWS.
"A IA generativa tem o potencial de estimular uma mudança tecnológica que irá remodelar a forma como as pessoas fazem tudo, desde a procura de informações e a criação de novas ideias até a escrita e a construção de aplicações", afirma o Dr. Swami Sivasubramanian, vice-presidente de Dados e Inteligência Artificial. "A AWS está ajudando os clientes a aproveitar a IA generativa com soluções em todas as camadas, incluindo infraestrutura, ferramentas e aplicativos especificamente desenvolvidos. O Amazon Q se baseia no histórico da AWS de tornar tecnologias complexas e caras acessíveis a clientes de todos os tamanhos e habilidades técnicas, com uma abordagem que prioriza os dados, segurança e privacidade corporativa integrados desde o início. Ao levar a IA generativa para onde nossos clientes trabalham, seja construindo na AWS, trabalhando com dados e sistemas internos ou usando uma variedade de dados e aplicativos de negócios, o Amazon Q é uma adição poderosa ao conjunto de aplicativos de IA generativa que abre novas possibilidades para todas as organizações."
Os aplicativos de conversa com IA generativa capturaram a imaginação do público, mas não conhecem os negócios, os dados, os clientes, as operações ou os funcionários de uma organização – o trabalho que realizam, com quem interagem, quais informações usam e o que podem acessar. As soluções não foram originalmente projetadas com os recursos de segurança e privacidade que as organizações precisam para serem usadas com segurança no trabalho diário. Isso fez com que as empresas adicionassem recursos aos seus assistentes depois de construídos, o que não funciona tão bem quanto a incorporação de segurança ao design fundamental do assistente. "O Amazon Q será transformador para a Accenture à medida que continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a AWS para acelerar a adoção e implantação de tecnologias generativas de IA entre os nossos próprios engenheiros e com organizações em todo o mundo", disse Karthik Narain, diretor executivo do grupo Accenture.