Cinco tendências em tecnologia para o setor de serviços em 2024

0

O ano de 2023 foi marcado pela retomada de diversos setores, entre eles, o de serviços. Como prova disso, segundo o IBGE, o segmento encerrou o primeiro semestre com alta de 4,7% em sua atividade econômica. Por sua vez, considerando o impacto que o setor possui na economia brasileira, é fundamental estar atento as novas tendências que podem impulsionar o seu desempenho.

Mesmo diante de um resultado favorável obtido no início do ano, em outra pesquisa do IBGE, foi revelado que o setor teve um recuo de 0,9% — sendo esse resultado abaixo do esperado pelo mercado. Por sua vez, levando em conta as oscilações de crescimento que o segmento vem passando, sem dúvidas, investir em estratégias que auxiliem a manter o ritmo de desempenho é a melhor alternativa.

Neste aspecto, a tecnologia se mostra uma verdadeira aliada. Isso é, independentemente de porte ou segmento, a utilização de recursos tecnológicos se tornou algo indispensável no dia a dia das organizações, principalmente, as que atuam no setor de serviços. Entretanto, mais do que aplicar o uso de ferramentas, é crucial avaliar e conhecer quais opções são aderentes ao negócio. Além disso, considerando a proximidade de 2024, destaco cinco tendências que merecem atenção.

#1 Inteligência Artificial (IA): sim, novamente precisamos destacar o impacto que a IA irá ter nos negócios no próximo ano. Cada vez mais essa tecnologia está se tornando indispensável, o que irá auxiliar em atividades desde a automação de tarefas até o atendimento ao cliente de forma personalizada. E, em se tratando do setor de serviços, seu uso pode ampliar a eficiência e produtividade, levando a tomadas de decisões em tempo real com muito mais chances de assertividade.

#2 Plataformas em nuvem: para a tecnologia, o céu não é o limite. Segundo a Gartner, até 2027, mais de 70% das empresas usarão plataformas em nuvem (ICPs) para acelerar suas iniciativas de negócios. Embora a ferramenta não seja uma novidade, sua utilização promove ganhos para toda a organização, uma vez que garante maior agilidade e segurança no acesso a dados e registros, tudo isso conciliado ao melhor custo-benefício para a empresa.

#3 Big Data: diariamente, as organizações emitem uma ampla quantidade de dados. Por sua vez, mais do que armazenar, é preciso tratá-los. Nesse aspecto, investir na utilização do Big Data é uma abordagem que garante que esses registros se transformem em informações e insights que podem fazer a diferença nos negócios.

#4 Blockchain: mesmo essa tecnologia sendo amplamente utilizada na área de finanças, suas aplicações vão muito além disso. Diversas organizações vêm utilizando o Blockchain para melhorar a transparência e segurança em toda cadeia produtiva. Além disso, é esperado que em 2024, essa ferramenta seja integrada com a IA, permitindo que as empresas a utilizem para coletar e analisar dados de forma mais eficiente, garantindo mais segurança durante as transações e eliminando a presença de intermediários que podem influenciar o processo.

#5 ERP: certamente, o uso de um sistema de gestão também é uma forte tendência para o setor de serviços. Considerando a gama de atividades prestada pelo segmento, seu uso ganha ainda mais relevância. Até porque, por meio de um software robusto, torna-se possível integrar recursos tecnológicos que garantem mais eficiência desde o gerenciamento operacional até o da equipe, dando margem para um controle ainda mais consistente e seguro.

Todas essas tendências têm em comum o fato de que não se trata especificamente de tecnologias novas. Entretanto, cada uma delas vêm expandindo o seu potencial ao longo do tempo, reforçando a sua importância e relevância na rotina organizacional.

O setor de serviços possui amplo potencial de crescimento nos próximos anos, mas o que irá garantir sua expansão, certamente, é o quanto as empresas vão investir em recursos que ajudem a fortalecer seu desempenho.

Com a proximidade de 2024, é essencial que as empresas desse segmento busquem o quanto antes fazer uma análise interna, a fim de acompanhar as tendências que surgem a todo instante. Até porque, o segredo para obter resultados é um só: estar preparado.

Lucas Medeiros, diretor de relacionamentos da Keep.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.