Censura do Twitter provoca reações de usuários e ONGs

0

O anúncio feito pelo Twitter na semana passada de que vai começar a censurar mensagens de usuários em determinados países gerou uma torrente de críticas sobre a forma pela qual a plataforma social pretende lidar com as questões de liberdade de expressão à medida que expande rapidamente seu alcance mundial. A rede de microblogs até então era tida como imune a políticas de controle de informação de governos, a exemplo da China, onde seu acesso é bloqueado.

Usuários da plataforma manifestaram indignação frente à nova política e propuseram um boicote à ferramenta. Com a hashtag (marcação utilizada nas buscas internas do microblog) #twitterblackout, diversos perfis passaram a publicar mensagens criticando a nova medida. A organização internacional de defesa da livre manifestação de opiniões Repórteres sem Fronteiras divulgou uma carta ao presidente executivo do Twitter, Jack Dorsey, na qual manifesta sua "profunda preocupação" com a censura de conteúdos. No documento, o diretor da associação pede a reversão urgente da decisão, que "restringe a liberdade de expressão" e vai contra movimentos nos quais o site ganhou relevância.

O reconhecimento pelo Twitter de que censurará conteúdo representa desvio radical ante a posição que a companhia assumiu um ano atrás, quando manifestantes oposicionistas na Tunísia, Egito e outros países árabes usaram a rede social para coordenar manifestações de massa

O manifesto cita a chamada Primavera Árabe, quando manifestantes oposicionistas na Tunísia, Egito e outros países árabes usaram a rede social para coordenar manifestações em massa. Por meio do microblog foram realizados diversos encontros que ajudaram na instalação de lideranças democráticas. O perfil do Repórteres sem Fronteiras é famoso por tornar públicas práticas de exploração e violação à liberdade de expressão. Com a censura, a associação teme que suas mensagens fiquem inacessíveis nos países alvos de suas denúncias.

Assim como o Google admitiu que está reconsiderando sua política de privacidade para poder atuar na China sem sofrer represálias do poder central , especula-se que o Twitter está em busca do mesmo objetivo. No país asiático, contudo, já existe um serviço muito semelhante à redede microblogs que se submete às leis chinesas e é amplamente utilizado pelos internautas – o site Weibo.

Agências internacionais noticiaram nesta segunda-feira, 30, que o governo da Tailândia comemorou a medida e já planeja utilizar a censura no Twitter. Isso porque mensagens ofensivas à monarquia local são proibidas em qualquer tipo de mídia. Hoje, a rede de microblogs possui mais de 100 milhões de contas ativas, das quais cerca de 70% são de usuários dos Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.