Ações do Facebook disparam e sobem mais de 16% após resultado financeiro positivo

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O bom desempenho registrado pelo Facebook no quarto trimestre e em todo o ano de 2013 fez com que as ações da rede social na bolsa eletrônica Nasdaq registrassem forte alta nesta quinta-feira, 30. No pre-market, negociação que ocorre antes da abertura da bolsa, os papéis da companhia já operavam com elevação de 16%. Logo após o início do pregão, contudo, a subida diminuiu um pouco, para 14,23%, com as ações negociadas a US$ 61,15.

Ao longo do dia, os papéis continuaram em alta, que atingiu o pico de 16,6% por volta das 15h (horário de Brasília), cotados a US$ 62,42 e encerraram o pregão a US$ 61,08. As ações, no entanto, recuaram bastante e encerraram o pregão com alta de 14,1%, cotadas a US$ 61,08.

O bom desempenho dos papéis é reflexo do balanço positivo da companhia, que encerrou o ano passado com lucro líquido de US$ 1,5 bilhão, aumento expressivo de 2.700% na comparação com os US$ 53 milhões obtidos em 2012 — a companhia abriu capital em maio daquele ano. Já a receita totalizou US$ 7,87 bilhões, alta de 55% em relação aos US$ 5 bilhões registrados no ano retrasado.

No informe de resultados, a companhia também declarou que o número de usuários ativos diários da rede social subiu 22% em relação a 2012, atingindo 757 milhões, enquanto o total de usuários mensais foi de 1,23 bilhão, 16% a mais que no ano retrasado. O total de usuários ativos mensais via dispositivos móveis teve alta de 39% na comparação ano a ano, totalizando 945 milhões, enquanto foram computados 556 milhões usuários móveis diários.

Considerando o quarto trimestre, a rede social fechou o período com lucro líquido de US$ 523 milhões, cifra 717% maior que os US$ 64 milhões contabilizados no mesmo período de 2012. A receita da companhia ficou em US$ 2,58 bilhões, 63% superior ao US$ 1,58 bilhão registrado entre outubro e dezembro de 2012.

A receita com publicidade foi a que apresentou maior crescimento, de 76%, somando US$ 2,34 bilhões, ante US$ 1,32 bilhão obtido um ano antes, sendo que a publicidade via dispositivos móveis representou 53% do total. A receita com serviços pagos e outras taxas foi de US$ 241 milhões, alta de 5,8% na mesma base de comparação.

Notícia atualizada às 19h40.

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