Acesso a TIC e infra de telecom são as melhores posicionadas no ranking da CNI

0

No relatório Competitividade Brasil 2016, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é comparado com outros 18 países e mantém-se na penúltima posição do ranking geral de competitividade. Desde 2012, quando o ranking começou a ser divulgado, o Brasil ocupa a mesma posição.

O levantamento da CNI avalia nove fatores "que afetam diretamente a eficiência das empresas e a eficácia de seu manejo". Um deles é Infraestrutura e Logística. Apesar da penúltima posição geral, nesta categoria, o acesso e o uso TIC são os fatores de melhor desempenho do Brasil.

Com avaliações numa escala de 1 a 7, o acesso às TICs tem índice de 6,42, o melhor do país entre os fatores, segundo a CNI. Já o uso das TICs tem índice de 5,6. Para efeitos de comparação, a qualidade das rodovias brasileiras tem índice de 3,0 e a ferroviária, 1,9.

Entre os três subfatores de infraestrutura avaliados no ranking da CNI – telecomunicações, transporte e energia -, a de telecomunicações tem, de longe, a melhor avaliação: 5,9, o que coloca o Brasil na 8ª posição entre os 18 países. As infraestruturas de transporte e energia do país têm índice de 2,7. Em ambas, o país ocupa a última colocação do ranking de infraestrutura.

Segundo a Telebrasil, o bom desempenho dos fatores ligados às telecomunicações é resultado dos vultosos investimentos do setor no Brasil. A cada ano, as empresas do setor investem cerca de R$ 28 bilhões na infraestrutura e nos serviços de telecom, ajudando a alavancar a competitividade do setor produtivo brasileiro. Desde a privatização do Sistema Telebras, em 1998, foram investidos R$ 500 bilhões, o que fez com que o Brasil tenha hoje a quinta maior rede de telecomunicações do mundo. A carga tributária sobre serviços de telecomunicações – a mais alta do mundo dentre os países avaliados pela CNI – é o fator que mais inibe investimentos, em especial aqueles voltados ao atendimento dos consumidores de menor poder aquisitivo.

Para a Telebrasil, se o país quiser avançar ainda mais em sua infraestrutura de telecomunicações e no acesso e no uso das TICs, são necessárias políticas públicas voltadas à massificação de serviços essenciais básicos prestados pelo governo e demandados pela população, utilizando-se soluções completas com TICs. O setor já apresentou o projeto "Brasil Digital Inovador e Competititivo", em que coloca o uso das tecnologias de informação e comunicação como fundamental para a inclusão do Brasil entre as maiores economias mundiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.