Pesquisa conduzida pelo Datafolha mostra que o brasileiro não só está entre os maiores usuários da plataforma WhatApp, como não quer qualquer mudança no sistema em relação à segurança. De acordo com o levantamento, a privacidade das mensagens, garantida pela criptografia de ponta a ponta, é importante para 94% dos usuários do app.
O relatório indica que mais de 100 milhões de brasileiros confiam no WhatsApp para trocar mensagens, fazer ligações, e enviar fotos e vídeos.
Quase seis entre cada dez usuários entrevistados (57%) disseram que acreditam que o WhatsApp tem o mais alto nível de segurança para troca de informações sensíveis como dados pessoais e financeiros.
Sete entre cada 10 usuários do WhatsApp no Brasil (71%) usam o app para enviar mensagens pessoais ou confidenciais, incluindo informações particulares ou familiares, conversas de negócios, assuntos íntimos, informações sobre saúde, documentos ou dados financeiros.
A pesquisa do Datafolha também mostrou que 42% dos usuários trocam mensagens com comércios, prestadores de serviço, de saúde ou gerentes de banco, entre outros. Entre os que usam WhatsApp para negócios, 59% trocam mensagens com colegas de trabalho e 27% com clientes.
Ao mesmo tempo, 74% dos entrevistados se declararam contra os bloqueios da justiça contra o WhatsApp.
O Datafolha entrevistou 2.363 pessoas de 130 cidades em todas as regiões do Brasil. O resultado completo com PDF pode ser visto no site do Datafolha.