Ferramentas de busca prometem incrementar Arpu de SVA

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Ganha força no mercado americano a utilização de ferramentas de busca por conteúdo móvel. Elas são consideradas essenciais para incrementar a receita com serviços de valor adicionado (SVA), mas precisam levar em conta as características próprias dos telefones celulares. O assunto foi tema de um seminário especial durante a CTIA Wireless, em Orlando.

A grande vantagem dessas ferramentas é diminuir o número de cliques necessários para o assinante chegar até o conteúdo desejado. "Depois de dois cliques já começam as desistências", relata o vice-presidente de desenvolvimento de negócios e operações do Disney Internet Group, Larry Shapiro.

Há diversas empresas oferecendo o serviço no mercado americano de diferentes maneiras: via WAP, via aplicativo instalado no aparelho ou mesmo através de reconhecimento de fala.

Só em janeiro, calcula-se que houve 10 milhões de usuários únicos de serviços de busca de conteúdo móvel nos EUA. A maioria das empresas oferece ferramentas white label para as operadoras. O problema para o consumidor é que elas, geralmente, procuram apenas pelo catálogo das companhias de telefonia móvel. Ou seja: não incluem o conteúdo de portais independentes.

Cuidados

Um dos principais cuidados dos desenvolvedores de aplicações de busca no celular é se diferenciar daquelas feitas para a internet.

"A busca na internet é como se fosse um jantar. A busca no celular é um lanche. O consumidor não tem tempo para olhar uma lista enorme de resultados", compara o vice-presidente da Promptu, Brady Bruce, cuja empresa criou uma aplicação de busca através de reconhecimento de fala.

Para resolver o problema, as aplicações costumam categorizar e classificar os resultados, apresentando inicialmente apenas os conteúdos mais populares relativos à palavra-chave usada na pesquisa.

Outra diferença da busca no celular é a sua finalidade: geralmente é para comprar conteúdo. Por isso, é necessário levar em conta o modelo do aparelho. Em uma busca pelo nome de uma banda, por exemplo, não se deve oferecer a um aparelho polifônico links para download de MP3. "Por isso, pesquisas com a mesma palavra geram resultados diferentes se feitas em modelos de telefone distintos", explica o presidente da Jump Tap, Dan Olschwang.

A Jump Tap oferece para as operadoras uma ferramenta de busca com receita gerada através de publicidade.

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