Quimatec reduz tempo de manutenção de parque de TI

0

A expansão dos negócios, somada à necessidade de implementação de um sistema de gestão empresarial, levou a Quimatec Produtos Químicos – fornecedora de antibióticos, bactericidas, clarificantes, desengraxantes, neutralizantes, entre outros, para a indústria sucroalcooleira – a investir na modernização do seu parque de TI. O projeto, que reduziu de 70% para 30% o tempo gasto pela equipe de tecnologia para manutenção do ambiente, envolveu uma solução ponta-a-ponta da Dell, incluindo servidores, sistemas de armazenamento e serviços, além de computadores. Com isso, a empresa ganhou também mais performance, estabilidade e confiabilidade.

O processo de modernização teve início com a troca do parque de computadores instalado na sede da empresa em Araraquara (SP) e, até então, composto por 40 máquinas montadas. Após a análise de diversos fornecedores, a Quimatec optou por padronizar o ambiente de PCs com a migração para equipamentos Dell e que incluíram notebooks Vostro e Inspiron, assim como desktops Dell Optiplex. O passo seguinte foi a aquisição de três servidores Dell PowerEdge T410.

"A maioria dos problemas de TI existentes na época foram resolvidos com a padronização do parque com a tecnologia Dell", afirma Fabio Alves, gerente de TI da Quimatec. Além da melhoria da performance, ele lembra que um dos ganhos imediatos desse processo foi a redução no tempo gasto pela equipe de TI para manutenção de equipamentos, o que permitiu ao time gastar mais tempo para buscar inovações e melhorias nos processos.

A segunda fase da modernização do ambiente de TI foi motivada pela decisão de implementar o sistema de gestão empresarial (ERP) SAP All-in-One. "Mais uma vez buscamos a parceria da Dell, que enviou profissionais a Araraquara (sede da Quimatec) para que desenhássemos o projeto a quatro mãos", relata Alves.

O projeto contemplou o data center na sede da empresa e  um site backup na fábrica, localizada a dois quilômetros de distância. O ambiente contemplou oito servidores Dell PowerEdge T410 – com 12 máquinas virtuais – e soluções de armazenamento Dell EqualLogic (PS6100 e PS4100).

"Na fábrica temos três servidores Dell PowerEdge T410 e solução de armazenamento Dell EqualLogic PS4100 fazendo a replicação. Tudo o que acontece no escritório, em cinco minutos, está replicado no ambiente da fábrica", detalha o Gerente de TI.

Quanto aos resultados obtidos por esse novo ambiente, o executivo ressalta que houve uma maior estabilidade do ambiente de TI – inclusive com as operações funcionando normalmente, mesmo após um apagão de energia na cidade –, mais confiabilidade nos processos de negócio, e um melhor atendimento aos clientes, com a eliminação dos pedidos manuais e atrasos nas entregas.

Do lado de TI, Alves conta que graças à modernização do data center e a contratação do serviço de suporte Dell Support, a equipe tem hoje cerca de 70% das horas mensais dedicadas à melhoria de processos e treinamento de pessoal, contra 30% gastos anteriormente com esse tipo de tarefa estratégica.

"Esse projeto reflete o momento da Dell hoje, totalmente focada no cliente e em oferecer soluções de TI ponta-a-ponta  que contribuam para que as empresas, de todos os portes e setores, tenham sucesso em seus negócios", afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.