A Adyen, plataforma global de pagamentos, foi a escolhida pela Lindt como parceira na operação das suas lojas no mercado brasileiro. Entre as atribuições estão a gestão dos terminais de pagamento nas unidades físicas e o processamento das transações do ecommerce, tudo integrado em uma única plataforma com a tecnologia de unified commerce.
Com cerca de 50 lojas no território nacional, a Lindt adotou o modelo Ship From Store, aproveitando o estoque das próprias lojas físicas para atender as vendas feitas em sua loja virtual. Assim, os estabelecimentos se tornaram pequenos centros de distribuição, garantindo que os produtos cheguem rapidamente e em perfeito estado à casa do consumidor.
Planos online antecipados devido à pandemia
Com lojas próprias espalhadas por oito estados brasileiros, a Lindt não possuía canais digitais próprios no país. Porém, em 2020, o cenário marcado pelas primeiras medidas restritivas como resposta à pandemia da Covid-19 fez com que a Lindt olhasse para essa modalidade de negócio de forma diferente. A largada do plano foi dada em março do ano passado, e em apenas 15 dias Adyen, Lindt e o parceiro de operações de ecommerce viabilizaram a adição das lojas que faziam sentido no ecossistema do ecommerce.
O ecommerce foi suprindo a demanda até as lojas reabrirem com o abrandamento da quarentena. Foi então a vez de os terminais de pagamento fazerem diferença. O visor customizado dos aparelhos com o logo da Lindt e a velocidade de processamento chamaram a atenção dos clientes.
O ganho de velocidade é resultado da tecnologia de API de terminais da Adyen, que elimina o intermédio do TEF tornando o processo muito mais simples e rápido.
Novas oportunidades destravadas pelo Unified Commerce
A gestão integrada em tempo real dos clientes, independente do canal utilizado, é apenas uma das vantagens que a Lindt terá com a utilização da solução de Unified Commerce da Adyen.
Ao reunir as transações online e offline em um lugar só, a tecnologia de unified commerce traz insights preciosos sobre o perfil do consumidor e histórico de compras. Clientes que compraram no ecommerce podem ser reconhecidos na loja sem que seja preciso pedir informações como o CPF, por exemplo. Assim, além de garantir uma experiência de compra mais prática, a tecnologia torna mais fácil tomar decisões assertivas e desenvolver ações personalizadas para os clientes, como programas de fidelidade atrelados ao cartão e descontos exclusivos direto no terminal de pagamento.