AXS Energia conectar suas 60 usinas de energia solar

0

O investimento previsto de R$ 1 bilhão em 60 usinas de energia solar fotovoltaica nos próximos três anos, se tornou ainda mais significativo para a AXS Energia, empresa do grupo da Araxá Solar, após a integração dos dados e da comunicação entre seus empreendimentos e as distribuidoras de energia do Brasil. A companhia adotou a plataforma de dados InterSystems IRIS para garantir um ambiente de comunicação e TI com alta disponibilidade e escalabilidade, ganhando desempenho no processo.

Um dos principais desafios da AXS Energia antes de optar pela plataforma de dados IRIS era ter alta capacidade de conectar ecossistemas com a velocidade necessária em seu contexto de negócios. Além disso, era preciso contar com alta disponibilidade que permitisse o acesso em tempo real de todas as fontes de dados, já que trabalha com tantos dispositivos conectados gerando insights de todos os formatos dentro de um grande data lake.

Portanto, era fundamental optar por uma solução com capacidade de escalar o modelo de negócios da AXS Energia, que projeta aumentar cada vez mais o número de clientes no País. Todas as operações têm de ser orquestradas por um grande hub de dados e informações em tempo real.

Cezar Azevedo, CIO da AXS Energia, descreve que a solução da empresa foi projetada para suprir a necessidade de integrar o ecossistema de soluções digitais – que envolve aplicações de Internet das Coisas (IoT) – das usinas solares e mais de 10 distribuidoras de energia, incluindo sistemas de relacionamento com clientes, faturamento e milhões de informações. O executivo afirma que "a solução da InterSystems foi a mais aderente a nossa arquitetura de serviços e experiência digital".

Solução 

Para tornar viável o projeto, a AXS escolheu a plataforma de dados InterSystems IRIS, que fornece gerenciamento de banco de dados de alto desempenho, interoperabilidade e capacidades analíticas, tudo incorporado desde o início para acelerar e simplificar as aplicações mais exigentes de dados intensivos.

A solução elimina a necessidade de integrar múltiplas tecnologias, resultando em menos códigos, menos recursos do sistema, menos manutenção e maior ROI. Já em sua terceira versão, IRIS também inclui interoperabilidade e segurança aprimoradas, mais funcionalidades e simplificação da migração de outras tecnologias de gerenciamento de dados.

A AXS espera, assim, proporcionar avanços na malha elétrica brasileira a partir da apresentação de diversos exemplos de modelos de mercado já em operação em outros países. "Este é o cenário elétrico futuro que vai impulsionar nosso mercado interno com a maior inserção de recursos energéticos distribuídos, de forma a acumular benefícios ao sistema elétrico brasileiro", observa Azevedo, da AXS Energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.