De acordo com um novo estudo da Accenture, a IA generativa e outras tecnologias em rápida evolução indicam um novo futuro para os negócios. De acordo com o levantamento, os mundos físico e digital estarão cada vez mais integrados.
O relatório Technology Vision 2023 da Accenture, "No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade", analisa as tendências tecnológicas por trás da convergência do físico e do digital à medida que as empresas buscam acelerar a reinvenção corporativa no curto prazo.
"A próxima década será definida por três megatendências no mundo da tecnologia – a nuvem, o metaverso e a IA – que, juntas, irão acabar com a distância entre os mundos físico e digital", explica Paul Daugherty, diretor executivo para Accenture Technology. "A IA generativa terá um impacto abrangente e isso exigirá investimentos significativos em dados, pessoas e personalização de modelos para atender as necessidades únicas de cada empresa. Por isso, os líderes que querem se beneficiar de todo o seu potencial precisam agir agora".
A ascensão meteórica do ChatGPT chamou a atenção do mundo para o poder da IA generativa em aumentar a capacidade humana. A Accenture estima que cerca de 40% de todas as horas trabalhadas serão amparadas, ou aumentadas, por IA baseada em linguagem. Entre os líderes de negócios, 98% dos entrevistados concordam que os modelos de fundação de IA desempenharão um papel importante nas estratégias de suas organizações em uma média de três a cinco anos.
O relatório Technology Vision 2023 da Accenture identificou quatro tendências fundamentais para quem quer acessar essa nova realidade compartilhada:
- IA GENERATIVA – os extremos e as possibilidades da inteligência: Ao promover a capacidade humana como uma espécie de copiloto, parceiro criativo ou consultor, quase todos os executivos concordam que a IA generativa será capaz de estimular a criatividade e inovação de forma significativa (98%) e dará início a uma nova era de inteligência empresarial (95%).
- IDENTIDADE DIGITAL – ID para todos e tudo: A capacidade de autenticação de usuários e ativos digitais – a base para quem deseja cruzar os mundos digital e físico – já é vista por 85% dos executivos como um imperativo estratégico de negócios, não uma mera questão técnica.
- Seus dados, meus dados, nossos dados – transparência será seu recurso mais precioso: A IA só poderá atingir todo o seu potencial depois que as empresas compreenderem os dados. Em outras palavras, é preciso acabar com o agrupamento de dados e modernizar as bases. Na verdade, 90% dos executivos acreditam que os dados estão se tornando um importante diferencial competitivo em organizações de todos os setores.
- ETERNA FRONTEIRA – o big bang da computação e da ciência: Com ciclos de feedback entre ciência e tecnologia cada vez mais curtos, 75% dos entrevistados acreditam que será possível começar a desvendar os grandes desafios da humanidade.
Depois de anos de pesquisa e trabalho junto a clientes de diferentes setores, a Accenture cria o Centro de Excelência em IA generativa e Modelo de Linguagem (LLM). A nova divisão é formada por 1.600 profissionais dedicados à IA generativa e contará com a experiência de mais de 40 mil profissionais de IA e dados de toda a Accenture. Para ajudar a guiar e informar os líderes de negócios, a Accenture publicou o estudo "A Nova Era de IA Generativa para Todos", que traz um conteúdo abrangente sobre IA generativa/LLM, além de insights e dicas sobre como os líderes podem usar essas tecnologias disruptivas.
Sobre o Estudo
Para elaborar o relatório Technology Vision 2023, "No encontro de átomos e bits, as bases da nossa nova realidade", a Accenture reuniu informações de um conselho consultivo externo formado por mais de 20 profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, universidades, empresas de capital de risco e empreendedores. Em paralelo, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global com 4.777 executivos C-Level e diretores de 34 países e 25 setores. A pesquisa foi realizada entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.