Compra da Telecom Italia pela Telefônica deve ter forte impacto no Brasil

0

A Pirelli anunciou neste sábado (28/4) ter chegado a acordo com um consórcio liderado pela Telefônica para a venda de 100% da Olimpia, holding controladora da Telecom Italia. A Pirelli é acionista majoritária da Olímpia, que detém 18% da operadora italiana. O consórcio, que além da Telefônica é formado pela seguradora Generali, os bancos italianos Intesa San Paolo e Mediobanca, e a Sintonia, desembolsou 4,1 bilhões euros, equivalentes a cerca de US$ 5,58 bilhões, em dinheiro vivo.

Em comunicado, a Telefônica informou que adquiriu 42,3% da nova Olímpia, ficando o restante com o grupo Generali (28,1%), o Mediobanca e Intesa Sanpaolo (cada um com 10,7%) e a família Benetton (8,2%). Na prática, com a aquisição, o consórcio terá 23,6% da Telecom Italia, com amplos poderes, incluindo a indicação dos conselheiros da operadora.

A operação deve ter reflexos profundos no Brasil, onde a operadora espanhola detém a concessionária de telefonia fixa no Estado de São Paulo, parte da TVA ? operadora de TV por assinatura e de internet em banda larga ? e possui 50% da Vivo. A Telecom Italia, por sua vez, controla a TIM, segunda maior operadora de telefonia móvel do Brasil.

Embora ainda seja preciso aguardar para saber qual vai ser a posição da Anatel, o fato é que, com a operação, a Telefônica passa ter o comando também, mesmo que de forma indireta, a Brasil Telecom e a BrT GSM, braço de telefonia móvel da operadora, nas quais a Telecom Italia detém 38% de participação através da Solpart, holding controladora da BrT Telecom, que atua nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste.

O anúncio da operação fez com que as ações da Telecom Italia e da Pirelli abrissem o pregão na bolsa européia em queda nesta segunda-feira (30/4). Às 9h12 (horário de Brasília), os papéis da Telecom Italia declinavam 1,57%, e os da Pirelli tinham baixa de 0,75%. Já as ações da Telefônica operavam em leve alta, de 0,06 por cento. O acordo feito entre as empresas estabeleceu as ações da Telecom Italia detidas pela Olimpia em 2,82 euros cada, um prêmio de cerca de 25% sobre o fechamento de sexta-feira (27/4).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.