Um supercomputador Bull NovaScale vai agilizar o processo de inovação e pesquisa da GENCI (Grand Equipement National de Calcul Intensif), entidade pública francesa de ambiente computacional de alto desempenho ? juntamente e da CEA (Commissariat à l?Energie Atomique), agência francesa de energia atômica.
O novo computador, que eleva a capacidade disponível no complexo de computação científica em Bruyères le Châtel (na região de Île de France, Paris-França) para mais de 300 teraflops, será usado pela comunidade de pesquisadores da França em áreas importantes, como climatologia e desenvolvimento sustentável, pesquisa espacial e aeronáutica, energia, biologia e ciência de materiais.
"Esta aquisição está absolutamente em linha com a nossa estratégia de financiar e implementar infra-estruturas computacionais necessárias para apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica. É uma prova da importância que o Ministério de Ensino Superior e Pesquisa da França dá ao ambiente de alto desempenho, como tecnologia essencial para acelerar a inovação e reforçar a competitividade", afirma Catherine Rivière, presidente da GENCI.
"O investimento é resultado da crescente demanda dos nossos usuários por acesso à grande capacidade para as suas aplicações de pesquisa", explica Christophe Béhar, presidente do CEA/DAM, de Île de France.
"Estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos para entregar esta máquina, que atenderá às necessidades da GENCI, da CEA, do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) e das universidades francesas", acrescenta Philippe Miltin, vice-presidente da divisão de Produtos e Sistemas da Bull.