Supercomputador acelera inovação e pesquisa

0

Um supercomputador Bull NovaScale vai agilizar o processo de inovação e pesquisa da GENCI (Grand Equipement National de Calcul Intensif), entidade pública francesa de ambiente computacional de alto desempenho ? juntamente e da CEA (Commissariat à l?Energie Atomique), agência francesa de energia atômica.

O novo computador, que eleva a capacidade disponível no complexo de computação científica em Bruyères le Châtel (na região de Île de France, Paris-França) para mais de 300 teraflops, será usado pela comunidade de pesquisadores da França em áreas importantes, como climatologia e desenvolvimento sustentável, pesquisa espacial e aeronáutica, energia, biologia e ciência de materiais.

"Esta aquisição está absolutamente em linha com a nossa estratégia de financiar e implementar infra-estruturas computacionais necessárias para apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica. É uma prova da importância que o Ministério de Ensino Superior e Pesquisa da França dá ao ambiente de alto desempenho, como tecnologia essencial para acelerar a inovação e reforçar a competitividade", afirma Catherine Rivière, presidente da GENCI.

"O investimento é resultado da crescente demanda dos nossos usuários por acesso à grande capacidade para as suas aplicações de pesquisa", explica Christophe Béhar, presidente do CEA/DAM, de Île de France.

"Estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos para entregar esta máquina, que atenderá às necessidades da GENCI, da CEA, do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) e das universidades francesas", acrescenta Philippe Miltin, vice-presidente da divisão de Produtos e Sistemas da Bull.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.