O mercado mundial de celulares continuou sofrendo os impactos da crise financeira no primeiro trimestre, com vendas de 244,8 milhões de unidades, uma queda de 15,8% na comparação com o mesmo período de 2008, quando foram comercializados 290,8 milhões de aparelhos, segundo dados da IDC.
De acordo com a consultoria, tradicionalmente os primeiros três meses do ano são marcados por uma demanda mais fraca, mas a situação deste ano se agravou em decorrência da falta de crédito no mercado e da volatilidade do câmbio.
Segundo a consultoria, o destaque foi o segmento de smartphones, o único a registrar aumento nas vendas, que foi de 4% na comparação anual. A IDC diz que em alguns países, os smartphones já representam 50% da base total de celulares.
Na disputa pelo mercado, a Nokia se manteve na liderança com 38,1% de participação (tinha 39,1% um ano antes), mas viu suas vendas caírem 19,3% no primeiro trimestre, para 93,2 milhões de aparelhos. Em segundo lugar, vem a Samsung, que ampliou seu market share para 18,8%, contra 15,9% no mesmo período de 2008. A fabricante japonesa, entretanto, vendeu 0,9% a menos de unidades, que totalizaram 45,9 milhões.
A LG aparece na terceirsa posição no ranking, deixando a Motorola para trás. Mesmo com uma queda de 7,4% nas vendas, que totalizaram 22,6 milhões de aparelhos, a fabricante sul-coreana viu sua particiapação de mercado saltar de 8,4% para 9,2%.
Já as vendas da Motorola desabaram 46,4% no primeiro trimestre, para 14,7 milhões de celulares, e, com isso, a fabricante ficou com uma participação de apenas 6% no mercado, contra 9,4% um ano antes.
Por fim, a Sony Ericsson também viu sua quota de mercado diminuir no primeiro trimestre, de de 7,7%, um ano antes, para 5,9%, contabilizando uma queda de 35% nas vendas de celulares, que caíram para 14,5 milhões de unidades no período.
- Queda desenfreada