Mercado mundial de celulares recua 16% no primeiro trimestre

0

O mercado mundial de celulares continuou sofrendo os impactos da crise financeira no primeiro trimestre, com vendas de 244,8 milhões de unidades, uma queda de 15,8% na comparação com o mesmo período de 2008, quando foram comercializados 290,8 milhões de aparelhos, segundo dados da IDC.
De acordo com a consultoria, tradicionalmente os primeiros três meses do ano são marcados por uma demanda mais fraca, mas a situação deste ano se agravou em decorrência da falta de crédito no mercado e da volatilidade do câmbio.
Segundo a consultoria, o destaque foi o segmento de smartphones, o único a registrar aumento nas vendas, que foi de 4% na comparação anual. A IDC diz que em alguns países, os smartphones já representam 50% da base total de celulares.
Na disputa pelo mercado, a Nokia se manteve na liderança com 38,1% de participação (tinha 39,1% um ano antes), mas viu suas vendas caírem 19,3% no primeiro trimestre, para 93,2 milhões de aparelhos. Em segundo lugar, vem a Samsung, que ampliou seu market share para 18,8%, contra 15,9% no mesmo período de 2008. A fabricante japonesa, entretanto, vendeu 0,9% a menos de unidades, que totalizaram 45,9 milhões.
A LG aparece na terceirsa posição no ranking, deixando a Motorola para trás. Mesmo com uma queda de 7,4% nas vendas, que totalizaram 22,6 milhões de aparelhos, a fabricante sul-coreana viu sua particiapação de mercado saltar de 8,4% para 9,2%.
Já as vendas da Motorola desabaram 46,4% no primeiro trimestre, para 14,7 milhões de celulares, e, com isso, a fabricante ficou com uma participação de apenas 6% no mercado, contra 9,4% um ano antes.
Por fim, a Sony Ericsson também viu sua quota de mercado diminuir no primeiro trimestre, de de 7,7%, um ano antes, para 5,9%, contabilizando uma queda de 35% nas vendas de celulares, que caíram para 14,5 milhões de unidades no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.