Em um passo inédito no mercado de crédito, Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil, e Neurotech, especialista na criação de soluções avançadas de inteligência artificial, machine learning e big data, se uniram para oferecer mais segurança e acurácia aos tomadores de decisão na hora da concessão de empréstimos e de financiamentos. Em dupla, as companhias conseguem oferecer dois scores em um único produto, com a simplicidade necessária para agilizar cada vez mais esse processo.
O desenvolvimento de produtos de modelagem estatística de crédito, por meio de parceria entre empresas do mesmo setor, é algo bastante incomum num mercado dominado por poucos players e há muitos anos estabelecidos. Normalmente cada birô desenvolve scores baseados em seus dados e com dados de seus clientes. O score conjunto Quod Neurotech inaugura, assim, uma tendência: inovação aberta em soluções baseadas em dados.
Ambas entendem que a inovação aberta é uma das melhores formas de modernizar o modelo vigente. E que essa conexão externa, inclusive, cria um novo modelo de negócio. O processo de modelagem dentro desta proposta parte dos dados analíticos da Quod e da Neurolake, a plataforma de machine learning as a service da Neurotech. Uma única fórmula utiliza as duas fontes de informação, o que facilita a implantação dos modelos e seus respectivos acompanhamentos periódicos. Desta forma, oferecem ao mercado uma solução robusta e simples, alinhada à realidade cotidiana dos gestores.
Raphael Salmi, head de Desenvolvimento de Negócios da Quod, conta que a Neurotech já era uma parceira da Quod na distribuição de produtos ao mercado, mas que a relação acabou se estreitando. "Agora evoluímos para a co-criação e desenvolvimento de um novo score de crédito. Com os dados e expertise de modelagem, combinados com investimentos em inteligência artificial, machine learning e big data de ambas as empresas, acreditamos que temos algo inovador e interessante para ajudar clientes de diversos segmentos a melhorar seu processo de tomada de decisão" afirma.
Para Breno Costa, diretor de Produtos e Sucesso dos clientes da Neurotech, trata-se de um passo muito importante para o mercado. "Essa evolução da parceria se traduz na oferta de um produto inovador, mas acima de tudo esse score de crédito combinado foca na simplicidade para o gestor de crédito com alta performance e, dessa forma, aumenta a nossa competitividade em termos de desempenho e cobertura de dados, além de abrir mais oportunidades de inovação", afirma.