Operadoras difundem redes 1xEV-DO na América Latina e Caribe

0

Introduzida na América Latina e Caribe em 2003, a tecnologia CDMA 2000 1xEV-DO já é utilizada por grande parte das operadoras da região, segundo o CDMA Development Group (CDG), consórcio internacional encarregado de definir os padrões para redes celulares baseados na tecnologia CDMA e suas evoluções. De acordo com a entidade, 23 empresas de 17 países já têm ou estão instalando redes baseadas nesse padrão para oferecer serviços de transmissão de dados em alta velocidade aos clientes.

O 1xEV-DO já está sendo oferecido por 12 operadoras em nove países. Entre elas figuram a Vésper e a Vivo, que operam no mercado brasileiro. De acordo com o CDG, ainda neste ano, deverão ser inauguradas 11 novas redes, no Caribe e no Peru.

O CDG informou, ainda, que em muitas localidades, as operadoras implementaram a tecnologia para prestar serviços de banda larga a clientes corporativos, residenciais e do setor público. Mas o portfólio de serviços inclui, também, acesso à internet, redes privadas virtuais (VPN), e-mail, monitoração por vídeo e aplicações verticalizadas para os setores de segurança, transporte e saúde.

Na avaliação do diretor executivo do CDG, Perry LaForge, o fato de terem sido pioneiras na oferta de tecnologias de terceira geração dá às operadoras CDMA uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes na área de serviços de banda larga. ?Com os novos avanços obtidos a partir da Revisão A e C, as operadoras serão as primeiras em termos de serviços multimídia avançados e soluções totalmente baseadas em IP. Com isso, estas operadoras vão consolidar ainda mais a posição de liderança no mercado, distanciando-se das concorrentes?, sentenciou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.