Cerca de 80 jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro, com idade entre 14 e 18 anos, deverão participar de cursos de informática e de internet oferecidos pelo projeto AdolescenTI, uma iniciativa da Petrobras, que conta com o apoio da Unisys e do Centro Federal de Educação Tecnolótica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ).
Iniciado em abril, o projeto tem como objetivo estimular a inclusão digital de adolescentes de baixa renda. As aulas são ministradas por 60 educadores voluntários ? funcionários e aposentados da Petrobras ? no campus da Cefet, para quatro turmas de 20 alunos cada. A formatura da primeira turma será nesta quarta-feira (31/5).
Patrocinadora do projeto nesse primeiro ano de execução, a Unisys assumiu os investimentos necessários para sua viabilização, o que inclui a montagem da infra-estrutura para o acesso à internet em banda larga no local das aulas. Baseado na metodologia da Cefet, o curso traz em sua grade noções básicas de Linux, Windows, internet e Office. Durante o período de aprendizado, os jovens podem utilizar os computadores para imprimir trabalhos, realizar atividades complementares e navegar na internet.
Para ingressar no AdolescenTI, os jovens passam por um processo de seleção. É necessário comprovar que estão estudando, freqüentar no mínimo 80% das aulas e ter bom desempenho escolar.
A continuidade do projeto em 2007, inclusive com a possibilidade de extensão para outras cidades brasileiras, depende do cumprimento das metas no seu primeiro ano de execução.