Estado do Amazonas reduz em 40% o tempo de projetos de engenharia

0

O Governo do Amazonas (AM) anunciou, recentemente, o início da implantação da metodologia BIM (Modelagem de informação para a construção), ferramenta digital da Autodesk destinada a projetos de engenharia para reduzir os custos de obras no estado. Com os investimentos em BIM, o Estado poderá reduzir em até 40% o tempo de elaboração de um projeto, aumentando sua assertividade em até 97%, o que proporcionará mais transparência e economia aos cofres públicos.

Durante o anúncio do projeto piloto para a implantação da tecnologia BIM, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou como as obras de engenharia do estado serão beneficiadas por essa nova ferramenta digital que garante cálculos precisos e conclusão das obras dentro das previsibilidades dos contratos. "Precisamos fazer com que o Estado seja uma máquina enxuta e leve. E não tem outro caminho, senão por meio da tecnologia", aponta Lima.

Também foi anunciado o programa de treinamento e transferência de tecnologia, de responsabilidade da DeskGraphics, no qual, a partir de junho, os servidores da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus), iniciarão gratuitamente o curso de capacitação para o uso da metodologia BIM, com duração de doze meses.

"Essa implementação é muito importante pois representa o avanço da adoção do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de engenharia, arquitetura e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar, construir e manter, contribuindo com a criação e manutenção de espaços mais inteligentes e rentáveis", afirma Cláudio Pinto, Diretor de Negócios da Autodesk Brasil.

BIM é uma metodologia de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma na nuvem, o BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.

Nos últimos anos, sua adoção e desenvolvimento, tem apresentado um expressivo crescimento, se consolidando como uma das grandes inovações do setor para aumentar a produtividade, qualidade dos projetos de engenharia e construção, além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições públicas e privadas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção da tecnologia BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras, desde o projeto até às construções.

O Governo do Amazonas dá início à implantação do BIM, atendendo à Lei nº 14.133 em vigor desde abril de 2021, que reforça o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Como Autodesk Gold Partner, a DeskGraphics fornece software de engenharia, arquitetura, design 3D e construção. Além disso, oferece outros serviços como treinamentos e serviços de consultoria para tecnologia de modelagem de informações de construção (BIM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.