O Governo do Amazonas (AM) anunciou, recentemente, o início da implantação da metodologia BIM (Modelagem de informação para a construção), ferramenta digital da Autodesk destinada a projetos de engenharia para reduzir os custos de obras no estado. Com os investimentos em BIM, o Estado poderá reduzir em até 40% o tempo de elaboração de um projeto, aumentando sua assertividade em até 97%, o que proporcionará mais transparência e economia aos cofres públicos.
Durante o anúncio do projeto piloto para a implantação da tecnologia BIM, o Governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou como as obras de engenharia do estado serão beneficiadas por essa nova ferramenta digital que garante cálculos precisos e conclusão das obras dentro das previsibilidades dos contratos. "Precisamos fazer com que o Estado seja uma máquina enxuta e leve. E não tem outro caminho, senão por meio da tecnologia", aponta Lima.
Também foi anunciado o programa de treinamento e transferência de tecnologia, de responsabilidade da DeskGraphics, no qual, a partir de junho, os servidores da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus), iniciarão gratuitamente o curso de capacitação para o uso da metodologia BIM, com duração de doze meses.
"Essa implementação é muito importante pois representa o avanço da adoção do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de engenharia, arquitetura e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar, construir e manter, contribuindo com a criação e manutenção de espaços mais inteligentes e rentáveis", afirma Cláudio Pinto, Diretor de Negócios da Autodesk Brasil.
BIM é uma metodologia de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma na nuvem, o BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento e o projeto até a construção e as operações.
Nos últimos anos, sua adoção e desenvolvimento, tem apresentado um expressivo crescimento, se consolidando como uma das grandes inovações do setor para aumentar a produtividade, qualidade dos projetos de engenharia e construção, além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições públicas e privadas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção da tecnologia BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras, desde o projeto até às construções.
O Governo do Amazonas dá início à implantação do BIM, atendendo à Lei nº 14.133 em vigor desde abril de 2021, que reforça o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Como Autodesk Gold Partner, a DeskGraphics fornece software de engenharia, arquitetura, design 3D e construção. Além disso, oferece outros serviços como treinamentos e serviços de consultoria para tecnologia de modelagem de informações de construção (BIM).