Americanet cria Genius, incubadora de inovação para startups

0

A Americanet anuncia a criação do Genius, um "hub" de inovação com foco na aceleração de startups. Em parceria com a Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, a iniciativa visa apoiar startups de todo o país para desenvolver novas oportunidades de negócios, principalmente para o mercado de TI e Telecom.

De acordo com Thales Souza, diretor de M&A e Inovação da Americanet, e responsável pelo projeto, a Genius irá buscar por startups que possam oferecer serviços complementares às soluções hoje ofertadas pela operadora, seguindo as temáticas: IoT, Smart Homes, Inteligência de Dados, Gestão de Cobrança e Inadimplência, entre outros.

"Queremos encontrar empresas, que assim como nós, sejam apaixonadas por inovação e desejam criar produtos e serviços que possam impactar milhares de pessoas, desenvolvendo novas tecnologias, avaliando diferentes cenários de mercado e testando diferentes formatos de serviços. Vamos ajudar esses empreendedores a crescerem junto com a Americanet e a liderarem o país no futuro", explica o executivo.

Neste primeiro ano de atuação, a Genius contará com a parceria da Liga Ventures, que será responsável por auxiliar na conexão e relacionamento com as startups que tenham sinergia com a Americanet, fazendo desde o mapeamento e prospecção ativa de startups em potencial, até o processo de inscrição nos programas de aceleração e metodologia para suportar o desenvolvimento dos projetos.

"A Liga Ventures conecta centenas de empresas às startups. Por meio desta nova aliança, será possível estimular, atrair e desenvolver novas iniciativas que possam gerar valor não apenas para a Americanet, mas, futuramente, para outras empresas do mercado de Telecom como um todo", reforça Souza.

Programa de Aceleração

Inicialmente, a expectativa é selecionar até cinco startups para participarem do primeiro Programa de Aceleração da Genius, que será 100% online e terá duração de quatro meses, com início previsto para agosto de 2023.

As empresas interessadas em participar do programa podem submeter seus projetos por meio do site, desde que sigam os seguintes pré-requisitos: ter sinergia com um dos temas propostos pela Genius, possuir no mínimo um MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável) ou que tenha comprovação ou validação científica do projeto, ter uma equipe composta por pelo menos um integrante responsável pela área de tecnologia e um integrante responsável por questões de mercado e negócios, ter founders que estejam extremamente dedicados ao processo de aceleração, além de se comprometer com a rotina de reuniões e mentorias, tanto com a Americanet, quanto com a Liga Ventures.

Após o período de inscrições, de 18 de maio até 25 de junho, a Genius fará a avaliação das startups para selecionar as que possuam maior potencial de sinergia com as temáticas propostas pela Genius. Durante os meses de junho e julho acontece a etapa de entrevistas para conhecer mais detalhadamente o perfil dos candidatos e seus projetos. Após essa fase, as selecionadas serão convidadas a apresentar suas soluções, por meio de pitches, para os representantes da Genius e da Liga Ventures. Após deliberação, as startups aprovadas serão comunicadas para aceitar os termos de compromisso e iniciar o processo de aceleração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.