O governo japonês anunciou nesta terça-feira, 30, que vai lançar um pacote financeiro de US$ 7 bilhões para ajudar a fabricante de chips de memória Elpidia. De acordo com o The New York Times, é a primeira vez que o Japão presta auxílio a uma grande empresa de tecnologia desde o início da crise econômica mundial.
A Taiwan Memory Company (TSMC) também planeja contribuir com o pacote, destinando cerca de US$ 208 milhões para ajudar a Elpidia.
A decisão do governo japonês foi tomada porque a empresa é a única grande fabricante de chips de memória randômica (DRAM, na sigla em inglês) do país, representando uma força essencial para a indústria de eletrônicos do Japão.
O pacote também pretende preservar os mais de 6 mil funcionários da empresa, que sofreu perdas recorde em sua receita por causa da queda mundial na demanda por chips.
Para o estrategista de finanças do Credit Suisse no Japão, Shinichi Ichikawa, o pacote representa uma boa ajuda para a companhia. Ele acredita que a atitude foi tomada para manter a sobrevivência do setor, mas alerta que perpetuar a medida por mais tempo do que o necessário pode criar "empresas zumbi", companhias que já são fracas e que não têm mais capacidade para atuar no mercado, mas que se manterão em atividade se apoiando no dinheiro do governo.
- Auxílio público