Facebook teste drones para levar banda larga a regiões distantes

0
0

O Facebook completou o segundo teste de seu drone Aquila, destinada a fornecer cobertura de banda larga para áreas não conectadas. O teste ocorreu no mês passado, com ele voando por 1 hora e 46 minutos antes de descer perfeitamente no local determinado.

Isso é significativo em relação ao teste anterior, que envolveu um voo de 90 minutos, e terminou com uma "falha estrutural apenas segundos antes do pouso", o que provocou danos adicionais nas asas.

"Conectando pessoas através de aeronaves de alta altitude com energia solar é um objetivo audacioso, mas marcos como esse vôo tornam os meses de trabalho duro valer a pena", observou a empresa em uma nota seu  blog.

Embora o segundo teste seja significativo, ainda há um caminho a seguir antes que seja claro que a Aquila pode ter sucesso em seu objetivo de fornecer conectividade de banda larga em áreas difíceis de alcançar. De acordo com relatos do ano passado, a empresa está em negociações com vários governos para realizar ensaios de conectividade em 2018 – com a Índia um possível mercado.

Essas negociações precisarão abordar questões como o uso de veículos aéreos não tripulados nas áreas de fronteira do país e entre elas. Além do Facebook, o Google tem um projeto usando balões, chamado Projeto Loon, após ter encerrado suas pesquisas sobre o potencial dos drones.

Deixe seu comentário