A Neoenergia acaba de lançar o Projeto Logo, uma plataforma de gestão de obras em tempo real. A previsão é reduzir o tempo de fiscalização de serviços e diminuir os custos com deslocamentos, com a massiva adoção da ferramenta.
"A inovação está em nosso DNA e faz parte da sustentabilidade dos nossos negócios. Buscamos soluções pioneiras para diminuir despesas, ter eficiência e agilidade nos processos e nos mantemos sempre atentos às tendências e à modernização no setor. Somos parte dessa evolução constante no mundo em que vivemos", conta Francisco Carvalho, superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia.
Com uma interface fácil de usar, o sistema integra os processos, desde o planejamento até a execução, tornando as ações mais ágeis, eficientes e produtivas. Por meio do Logo, é possível controlar e monitorar remotamente o avanço das obras, suas equipes, histórico de imprevistos, além de possibilitar o registro fotográfico das atividades e fiscalizações de campo.
O sistema também automatiza os relatórios estatísticos e de performance do processo e facilita a detecção de não-conformidades do processo de construção. O que facilita a tomada de decisão de forma rápida e assertiva, criando um ambiente de programação de obras mais intuitivo e integrado a sua execução.
"O Logo é fruto de um projeto de co-construção junto às áreas de negócio que participaram ativamente dando feedbacks e propondo melhorias. O sistema foi construído para dar suporte à gestão e suas equipes, buscando diminuir os gaps de comunicação e facilitar o trabalho dos usuários de ponta-a-ponta no processo", ressalta Edmar Penalva, engenheiro que coordena o projeto.
Os impactos positivos gerados pela nova solução podem ser vistos nas Superintendências de Operações do Litoral e Interior (SOI e SOL) na Celpe, distribuidora da Neoenergia em Pernambuco, nas Unidades Territoriais de Estudo e Planejamento (UTEPs) Centro-Oeste e Brumado na Coelba, distribuidora na Bahia, além das Unidades de Construção de Redes Especiais (OLCE – Celpe) e de Programação e Controle (NPPC) – Celpe. A ideia é expandir gradativamente para gerar benefícios ao restante da empresa.
Outro benefício é a possibilidade de integrar os processos de programação, gestão, fiscalização, medição de pagamento e execução de obras num único espaço, otimizando o tempo de envio de e-mails e a construção de relatórios para medição de performance. Além disso, o design da plataforma no formato web e mobile são intuitivos, com ferramentas que facilitam o uso, como as redes sociais, por exemplo, sem que haja necessidade de treinamentos ou elaboração de manuais para sua utilização.