A Amazon Web Services anuncia nova família de servidores EC2 ideais para aplicações transacionais online (como e-commerce) e soluções de Big Data que necessitam de bancos de dados com vasto poder de leitura e escrita em disco.
Segundo a empresa, a performance é o principal diferencial da nova solução, que oferece 600 vezes maior capacidade de transação de dados do que um disco rígido tradicional.
Por exemplo, com o primeiro membro da nova família, a instância High I/O Quadruple Extra Large, pode-se esperar em torno de 120.000 IOPS (Input/Output Operations Per Second) de leitura randômica e em torno de 10.000 e 85.000 IOPS de escrita randômica. Um disco rígido de alta performance de 15,000 RPM fornece entre 175 a 210 IOPS.
A instância High I/O Quadruple Extra Large conta com 35 ECU (EC2 Compute Units), virtualização HVM e PVM, 60.5 GB de RAM, Conectividade de 10 Gigabit Ethernet com suporte a grupos de clusters e dois TB de storage SSD local.
Em um benchmarking realizado pela Netflix na semana passada, a empresa constatou uma economia de quase 55% nos custos utilizando os novos servidores.
Os servidores High I/O Quadruple Extra Large já estão disponíveis em US East (Northern Virginia) e EU West (Ireland), com custo sob demanda de US$3.10 e US$3.41, respectivamente. A AWS planeja disponibilizar esse novo tipo de instancia em várias outras regiões do mundo até o fim desse ano.