Alibaba vai abrir plataforma B2B para empresas brasileiras venderem na China

0

O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba vai abrir a sua plataforma B2B (business to business) de e-commerce, que hoje conecta 40 milhões de usuários em 190 países, para empresas brasileiras interessadas em exportar produtos para a China.

Apesar de a empresa não revelar números, o mercado brasileiro entrou na rota de investimento do grupo chinês, e hoje já é a terceira operação em importância dentre os países onde atua. A informação foi dada por Lucas Peng, chefe de negócios do AliExpress no Brasil, um dos dez sites do grupo Alibaba, durante palestra no Fórum e-Commerce Brasil, em São Paulo. O executivo acrescentou que a plataforma internacional de e-commerce está focada em parcerias locais e de afiliados.

Outra iniciativa, esta anunciada por Alex Tsai, responsável pelo marketing internacional e desenvolvimento de negócios do Alibaba para a América Latina, é a abertura da plataforma de comércio eletrônico para o mercado chinês, conhecida como 1688.com, às empresas brasileiras interessadas em exportar para aquele país.

Com isso, segundo ele, o grupo passa a atender consumidores brasileiros que compram da China através do AliExpress; compradores e fornecedores mundiais B2B, com o AliBaba.com; e no futuro, empresas brasileiras interessadas num mercado composto por mais de 40 mil lojistas chineses, por meio do 1688.com.

O Alibaba está se transformando de um site que apenas conecta compradores e fornecedores para um site de transações B2B, ao oferecer um sistema online de contrato, soluções de financiamento e, no futuro, soluções logísticas", explicou Peng.

Para garantir 100% de proteção ao consumidor, a empresa está implantando, gratuitamente, a solução Trade Assurance para certificar a qualidade do produto, da data de embarque e ao pagamento, definidos no contrato.

Alcance global

O Alibaba conecta hoje 40 milhões de usuários em 190 países, atendendo compradores e fornecedores de matérias primas, componentes e produtos acabados, em 40 setores de mercado e um dos sites de negócios mais visitados do mundo, o primeiro na categoria de e-commerce .

O AliExpres hoje é o quarto maior varejista online do Brasil, segundo estudo do Cuponation, com 16,9 milhões de acessos ao mês. Globalmente, ele tem mais de 350 milhões de usuários ativos.

De acordo com Peng, a plataforma se prepara para a campanha do Double Eleven (11-11), o "Dia do Solteiro" na China, que pretende bater as vendas do BlackFriday americano. Ele é responsável por orientar os comerciantes chineses sobre a preferência dos brasileiros, que criaram uma lista de 300 ofertas diárias dos produtos mais comprados, nos segmentos de moda, acessórios para celulares, esporte, lazer e produtos inusitados que não se sabe para o que serve.

O executivo disse ainda que a empresa está trabalhando para criar novos meios de pagamentos, além de cartões internacionais, como o acordo feito com a Visa e a Ebanx para criação de um cartão pré-pago. "O Brasil é onde testamos iniciativas inovadoras, tendo em vista que o consumidor brasileiro é muito exigente. Se ele der certo no Brasil, faremos o rolloutt para outros países", enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.