Nascida no interior de Minas Gerais, em uma cidade chamada Divinópolis, bastaram 10 anos para a Ricardo Eletro se colocar entre as 5 maiores empresas de varejo de eletroeletrônicos do Brasil. O foco da empresa sempre foi o atendimento nas cidades, ou seja, nas lojas físicas. Mas como se manter como parceira do consumidor em um momento de pandemia?
A solução imediata encontrada acabou ganhando corpo com os adiamentos da retomada das atividades presenciais, motivo pelo qual ela concentrou 100% dos esforços de venda via Whatsapp.
Ao invés de criar um ecossistema de vendas próprio, com canais exclusivos e modelos de pagamento criados do zero, a Ricardo Eletro preferiu concentrar seus esforços em manter ao máximo a qualidade do atendimento presencial para o novo modelo. Usando o Whatsapp, a varejista chega ao consumidor em canal onde ele já está adaptado, que já faz parte do dia a dia, além de ter ali espaço para troca de experiências, onde a devida atenção pode ser dada em cada processo.
Segundo o varejista, outra vantagem da venda por Whatsapp – além da agilidade, praticidade e segurança – é a regionalização das ofertas e comunicação, dando a cada município o que é mais pesquisado ou requisitado. A ideia central é atender o que o cliente precisa e apoiá-lo em cada decisão de compra, mesmo que seja por meio da indicação de empresas parceiras.