RNP abre edital para projetos de serviços de rede

0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu edital para o Programa de Grupos de Trabalho 2006-2007. O programa é coordenado pela diretoria de inovação da RNP e foi criado com o objetivo de desenvolver projetos colaborativos no uso de novos protocolos, serviços e aplicações de rede, de modo a ampliar a oferta de serviços para universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Os grupos podem ser formados por pesquisadores de instituições públicas e privadas. Os pesquisadores têm até o dia 18 de setembro para submeter suas propostas.

Os grupos selecionados serão anunciados no dia 19 de outubro e o processo de contratação começará em de 1º de novembro. Os projetos aprovados terão duração máxima de 12 meses.

De acordo com as regras do edital, a estrutura dos grupos de trabalho é definida por um coordenador e uma equipe de assistentes. Instituições parceiras da RNP ? universidades ou empresas ? também podem participar das atividades, desde que considerados os critérios estabelecidos pelo coordenador do GT.

Os resultados obtidos pelos GTs serão avaliados pela diretoria da RNP no fim de 2007. Ela estabelecerá quais protótipos serão transformados em serviços para os usuários da rede Ipê, infra-estrutura nacional acadêmica de alta velocidade gerenciada pela RNP.

Dois serviços oriundos do programa já estão disponíveis para a comunidade científica. Um deles é o fone@RNP, serviço de telefonia IP (VoIP) desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Voz sobre IP. O serviço já está instalado em 25 instituições e até o fim do ano serão mais de 70. Outro grupo que rendeu frutos foi o de Vídeo Digital, que montou uma malha de servidores para dar suporte ao armazenamento, à indexação e distribuição de vídeos digitalizados.

O edital está disponível no site da RNP, em www.rnp.br/editais/gt_2006-2007.html.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.