Para suportar a operação logística das suas quatro fábricas no Brasil, que em 2006 faturaram juntas R$ 3,7 bilhões, a subsidiária brasileira da Bosch, maior fabricante de autopeças do país, vai implantar a solução de gestão de fretes da SAP. O projeto, que estará a cargo do grupo Procwork, passa a integrar as rotinas desse setor aos processos contábil e fiscal do software de gestão mySAP ERP, que é utilizado há dez anos pela empresa.
Considerada mundialmente como uma implementação piloto da indústria, o projeto servirá de benchmark para os demais países onde a Bosch mantém suas fábricas. Após a conclusão do processo no Brasil, o modelo poderá ser adotado pelos Estados Unidos e a Alemanha, e depois no restante das subsidiárias espalhadas pelo mundo.
Com funcionalidades comparáveis a um sistema especialista, porém totalmente integrado ao ERP da SAP, a Bosch espera aperfeiçoar o controle operacional, além de uma efetiva gestão de fretes e o domínio de seus processos logísticos, o que consequentemente acarretará na redução de seus custos, um dos principais objetivos do projeto. ?A qualidade das informações, que envolve uma visão completa e em tempo real para uma tomada de decisão assertiva, aliada ao acompanhamento do desempenho de resultados a partir de relatórios gerenciais, permitirá um melhor domínio de nossos custos?, acredita Anselmo Felix Riso, gerente de comércio exterior da Robert Bosch América Latina.
Segundo ele, o processo, que deixará de ser atendido por controles pontuais, vai contar com um nível de detalhamento que permitirá suportar as rotinas de contratação dos prestadores de serviços, uma das dinâmicas que está totalmente vinculada à garantia de prazo de entrega, visto que a empresa opera com unidades localizadas em diferentes pontos do país, tais como Campinas, Curitiba e Aratu, na Bahia, plantas que empregam no total 11,5 mil funcionários.
Segundo Roney Machado, diretor da Aspen Procwork, unidade de negócios do grupo responsável por implementações de soluções SAP, esse projeto envolve um processo de negócio com retorno de investimento (ROI) bastante mensurável, pois está suportado por uma solução de alta confiabilidade. ?Ele permitirá à Bosch ganhos no controle e na otimização de fretes, possibilitando assim a redução de seus custos logísticos?, afirma.