Os órgãos reguladores antitruste da União Européia aprovaram na quarta-feira (29/8) a aquisição, por US$ 3,6 bilhões, da empresa americana Solectron pela asiática Flextronics. As autoridades de defesa da econômica disseram que o negócio, anunciado em junho, não deve causar nenhum impacto significativo na competição no mercado do bloco de 27 nações da UE.
Ao contrário, os órgãos ressaltaram que a nova empresa deverá enfrentar ?uma forte concorrência? de competidores mundiais, que está levando a quedas constantes nos preços dos produtos eletrônicos, segundo o jornal americano The Washington Post.
As duas companhias fabricam, em regime de outsourcing, uma variedade de dispositivos eletrônicos para as companhias como a Cisco Systems, HP, Motorola e IBM. A linha de produtos da Flextronics inclui telefones celulares, handsets, switches e roteadores, e consoles do vidogame Xbox da Microsoft. A Solectron, por seu lado, produz set-top boxes e tocadores de MP3, bem como sistemas de navegação para carros e instrumentos médicos.
A nova companhia deve movimentar mais de US$ 30 bilhões de vendas anuais, o que, segundo os analistas, ajudarão a Flextronics a se aproximar da taiwanesa Hon Hai Precision Industry, que lidera a produção mundial de eletrônicos. A empresa resultante da fusão terá aproximadamente 200 mil empregados em 35 países.