Micro e pequenas empresas vão pagar menos para utilizar certificados digitais

0

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 28, o Projeto de Lei 2.647/11, que permite às micro e pequenas empresas pagar menos para utilizar a tecnologia de certificados digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A tecnologia adota mecanismos de segurança, por meio de algoritmos matemáticos, para garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.

Conforme especifica o texto, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), o valor cobrado dessas empresas não poderá exceder 30% do valor especificado para médias e grandes corporações. Com a medida, calcula-se que 3,1 milhões de microempreendedores individuais e 4,5 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte serão beneficiados.

De acordo com o relator, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), o custo elevado dessa tecnologia tem impedido sua utilização em larga escala por micro e pequenas empresas. Matos ressaltou que os certificados digitais permitem diminuir gastos com espaço físico de armazenamento de documentos, transporte de material e consumo de itens como papel, tinta e despesas postais. "Seria, portanto, um instrumento muito útil para as pequenas e micro empresas", argumentou

O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.