A petroquímica Braskem avança em sua estratégia de transformação digital por meio de parceria com a Infosys, empresa líder global em serviços digitais. A cooperação tecnológica suporta o desenvolvimento de uma plataforma digital que transformará a área de transporte de cargas e terá a missão de conectar, em um ambiente digital, produtores e fretadores para otimização da entrega aos clientes.
Por meio da parceria, a empresa contou com várias competências técnicas da Infosys para desenvolver a primeira versão da plataforma, que já está em operação desde o início do ano passado. O projeto contempla módulos para planejamento inteligente e gerenciamento de frota exclusiva da Braskem, além de monitoramento em tempo real e rastreamento de entregas de ponta-a-ponta.
Utilizando aprendizagem de máquina, também conhecido como machine learning, o sistema explora algoritmos desenvolvidos por profissionais com expertise em ciência de dados da Braskem, que adicionaram ao processo uma camada de inteligência para a tomada de decisão com base em informações instantâneas sobre distância, percursos e próximas entregas previstas.
A Braskem conectou a plataforma com seu ERP – programa utilizado pela companhia para gestão empresarial. Essa junção permitiu ganhos de escala, flexibilidade e maior automatização, como a consolidação de pedidos e remessas e envios de ordens de transporte correspondentes. O resultado é uma melhora sensível na gestão do tempo e planejamento, assim como a eliminação de inconsistências.
A digitalização do processo, viabilizada pela plataforma, tem como principal objetivo otimizar os altos custos logísticos que impactam a cadeia de produção. "Para a Infosys, esta plataforma logística digital foi um projeto estratégico, que abre um leque de oportunidades no setor. Todo nosso trabalho com a Braskem foi feito em total sinergia e transparência. Ficamos felizes em poder contribuir para entregar uma melhor experiência para as transportadoras, com maior maleabilidade e eficiência", afirma Edward Bagliotto, associate partner da Infosys Brasil.
Guilherme Baeta, Chief Digital Officer da Braskem, explica que a estratégia de transformação digital da companhia fortalece sua posição de liderança e inovação na indústria petroquímica, por meio da incorporação de tecnologias digitais avançadas.
"Estamos em constante avaliação de oportunidades digitais e tecnologias com potencial para alavancar nossos negócios. Por meio da automação e otimização de processos, não só destravamos os gargalos de operação logística, mas também fortalecemos nossa relação com parceiros oferecendo uma experiência superior e agregando valor aos nossos clientes finais. Essa é mais uma iniciativa estratégica dentro de um projeto amplo de transformação, que captura valor por meio da inovação; simplificando processos, aumentando eficiência e reduzindo custos de transporte", afirma Baeta.
A plataforma agrega, ainda, outras funções importantes, como o monitoramento do percurso de ponta a ponta, analisando desde eventos como potencial atraso e número de paradas, até o momento da chegada da mercadoria ao destino e seu descarregamento. Além disso, por meio de um módulo adicional, com interface simples, é possível realocar, com menor tempo, cargas que foram repassadas por transportadoras.
Jaime de Paula, responsável pela plataforma de logística dentro do Centro Digital da Braskem, explica que a equipe de desenvolvimento de produto da companhia continua aperfeiçoando funcionalidades avançadas, que focam no aumento de visibilidade e centralização de dados de transporte, assim como em aspectos que aprimoram a experiência do usuário, um dos fatores chaves para o sucesso da plataforma. "Nosso objetivo com esse produto é ampliar a visibilidade da capacidade e disponibilidade de frete, além de explorar melhor a dinâmica de preços nas contratações. No momento, estamos avaliando diversas possibilidades, como por exemplo, adicionar à solução novos algoritmos, escalar a plataforma e outras possíveis parcerias estratégicas no setor para impulsionar aprendizados e fortalecer nossas propostas de valor", comenta de Paula.
Leonardo Diamante, senior principal da Infosys também acredita no potencial da plataforma para a cadeia logística: "em conjunto com a Braskem, desenvolvemos uma solução que pode ajudar toda a cadeia logística a fazer o gerenciamento efetivo das frotas, aumentando a produtividade e o controle sobre as operações. Neste momento, em que o processo de digitalização avança ainda mais em todo o mundo, a inteligência artificial agregada aos sistemas é um diferencial necessário", completa Diamante.
Após a primeira fase do projeto, focada em eficiência e visibilidade, a Braskem explora a oportunidade de lançar a plataforma ao mercado para que as transportadoras acompanhem, em uma interface única, o trajeto de caminhões, visualizem cargas disponíveis e façam a gestão da sua operação com a companhia por meio deste ambiente digital. A longo prazo e por meio desta plataforma, a petroquímica almeja contribuir com o transporte colaborativo impactando, positivamente, o mercado e a logística brasileira, setor constantemente desafiado por mais eficiência e em crescente processo de digitalização. "O potencial ao conectar clientes, transportadores e embarcadores em um único ecossistema digital é enorme e nossa plataforma é um grande passo nesta direção", finaliza de Paula.
Transformação Digital na Braskem
Desde 2018, a Braskem tem usado tecnologias avançadas – como aprendizagem de máquina e internet das coisas, por exemplo – e novas metodologias de trabalho – como Ágil e Design – para transformar a forma como opera e atende seus clientes. Algumas das estratégias hoje em operação permitem que a companhia otimize processos operacionais, mantenha ativos e controle a qualidade de seus produtos de forma preditiva, e não mais preventiva, o que garante à Braskem posição de vanguarda na indústria 4.0. As ações abrangem ainda a criação de novos modelos de negócio digitais, a partir da incubação de startups, a fim de repensar fatores que impactam seu negócio e a indústria petroquímica em geral.
"Parte importante da nossa estratégia de transformação digital vai muito além da tecnologia. Estamos dedicados a criar um ambiente cultural que encoraja ainda mais a inovação e novas formas de trabalho. Nossos integrantes são a chave para que a transformação digital da Braskem seja bem-sucedida. Todos têm oportunidades de se envolver em iniciativas digitais e adquirir novas habilidades por meio de treinamento e de experiências práticas tangíveis", explica Baeta.