Vendas mundiais de smartphones crescem 16% no 2º trimestre

0

As vendas mundiais de smartphones totalizaram 32,2 milhões de unidades no segundo trimestre, um aumento de 15,7% na comparação com o mesmo período de 2007, de acordo com dados do Gartner. Além disso, as vendas dos demais dispositivos móveis se mantiveram estáveis em 11%.

"Embora as vendas globais smartphone para os usuários finais [no primeiro semestre] tenha atingido 64 milhões de unidades, um aumento de 22% na comparação com o primeiro semestre de 2007, as vendas aumentaram a uma taxa mais baixa", disse Roberta Cozza, principal analista da Gartner. Ela atribui isso ao atual ambiente econômico, que continua a ter impacto negativo no mercado, devido a limitação nos gastos pelos consumidores. Outro fator apontado por Roberta para a desaceleração das vendas de smartphones é a preferência dos usuários por celulares com tecnologia touchscreen (telas sensível ao toque) em vez de smartphones. A analista acredita, porém, que a maior disponibilidade de novos modelos com a introdução do iPhone 3G irá ajudar as vendas de smartphones a retomarem o crescimento no terceiro trimestre.

Segundo o Gartner, o mercado norte-americano permaneceu entre os de crescimento mais rápido no segundo trimestre, com um aumento de 78,7% na comparação trimestral anual. A região também foi responsável por cerca de 25% das vendas globais smartphones para os usuários finais. A região que engloba a Europa, Oriente Médio e África, chamada de EMEA, registrou crescimento de 21%, sendo que a Europa Ocidental respondeu pela maior parte da expansão, com um aumento 29,3%. Por último, vêm os mercados da Ásia- Pacífico e do Japão que tiveram queda de 4,8% e 24%, respectivamente.

No ranking dos fabricantes, a Nokia se manteve na primeira posição com uma participação de mercado de 47,5% no trimestre, embora tenha enfrentado forte concorrência no mercado. Na segunda colocação veio a Research In Motion (RIM) que registrou outro forte trimestre. As vendas da fabricante do BlackBerry subiram 126% e a sua participação de mercado quase duplicou na comparação com o segundo trimestre de 2007. RIM continuou a executar bem em nível do consumidor, aumentando o seu alcance global do mercado.

Em terceiro lugar ficou a fabricante taiwanesa High Tech Computer (HTC), que na semana passada lançou o G1, o primeiro telefone celular com o sistema operacional Android, do Google. A empresa que estava em sétimo lugar no ranking no primeiro trimestre mais que duplicou suas vendas, embora sua participação de mercado global tenha ficado em apenas 4% na comparação com o primeiro trimestre. HTC obteve um bom desempenho graças principalmente às vendas do seu produto da linha Touch.

Isso ocorreu também por causa da queda nas vendas de smartphones da Apple, o que fez com que a sua participação diminuísse de 5,3% para 2,8% em relação ao primeiro trimestre. A queda significativa nas vendas deveu-se essencialmente ao fato de a empresa ter substituído, em junho, nas prateleiras das lojas, a primeira geração do iPhone pelo modelo 3G. As vendas da Apple no segundo trimestre representaram vendas de inventário herdadas do primeiro trimestre. Os analistas do Gartner esperam que as vendas do iPhone 3G cresçam significativamente neste semestre, o que permitirá à empresa recuperar sua posição no ranking.

Os smartphones com o sistema operacional Symbian responderam por 57% das vendas mundiais para usuários finais no segundo trimestre, comparado com 66% no mesmo período do ano passado. O desempenho da Symbian foi afetado por uma queda de 26% das vendas no Japão e pela saída da Mitsubishi desse mercado, para a qual licenciava seu sistema. Globalmente, a participação da Symbian declinou como resultado de uma maior competitividade e fragmentação do mercado de sistemas operacionais para dispositios móveis.

Por outro lado, as vendas do Microsoft Windows Mobile aumentaram 20,6%, o que fez com que a participação do sistema operacional se mantivesse em 12% no segundo trimestre. As regiões mais fortes em termos unitários foi a América do Norte, seguida pela Europa Ocidental. As duas regiões juntas representaram 74% das vendas globais do Windows Mobile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.