No último ano, a indústria têxtil, especialmente de confecção e vestuário, foi economicamente impactada. Segundo dados divulgados pelo IEMI – Inteligência e Mercado, a queda estimada de receita na produção de vestuário no último ano foi de R$ 34,5 bilhões. Diante deste cenário, investir em novas oportunidades e em processos que geram redução de custos e melhor experiência aos clientes foram algumas alternativas que o segmento têxtil encontrou para melhorar resultados.
Com o intuito de controlar e otimizar a gestão dos processos, a Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento para o setor têxtil, investiu na contratação do sistema SGT da Operacional Solution. O foco da solução é o de fornecer soluções para as necessidades diárias de quem trabalha no circuito que envolve a compra, venda e produção de têxteis.
De acordo com o gerente administrativo e financeiro da Huvispan Têxtil, Rafael Spengler Caminha, anteriormente, apenas 30% das atividades internas estavam sistematizadas, com isso, em 2019 foi realizado um diagnóstico para analisar melhorias no sistema. "Na Huvispan, a solução irá gerenciar as atividades de controle de estoques, compras, recebimento, atendimento de pedidos, faturamento, expedição, controle de terceiros, CEPS, notas fiscais, codificação de insumos, comercial, custos e planejamento da produção", informou Caminha.
Caminha declarou que com a implantação do ERP, será possível garantir informações precisas, programações assertivas e um planejamento de produção com prazos melhores e mais ágeis para os clientes. "No total, cerca de 180 pessoas, de 12 setores, foram envolvidas diretamente na implantação do sistema de gestão têxtil. Todos terão maior controle dos processos, agilidade e assertividade nos registros, desde a entrada do pedido até o faturamento da mercadoria. A implantação desse sistema é o marco de uma nova etapa, que dará suporte ao crescimento da empresa com a otimização de recursos já existentes".