Para atender bem seus clientes, vender mais e se expandir, qualquer varejista precisa contar com uma infraestrutura eficiente de redes, que garanta a conectividade do negócio 24 horas por dia, sete dias por semana. Esse era um dos principais desafios da rede Le Biscuit, especializada em utilidades domésticas e artigos de decoração.
Com 141 lojas entre próprias e franqueadas, em 14 estados brasileiros, e um robusto canal de e-commerce, o antigo modelo de operação da Le Biscuit sofria com instabilidades constantes nos sistemas, o que gerava prejuízo e aumentava a complexidade da gestão de TI da companhia, tomando dos times dessa área um precioso tempo que poderia ser alocado no desenvolvimento de soluções para o crescimento do negócio.
O aumento da disponibilidade de rede e a solução dessa instabilidade chegaram por meio do contrato com a Hughes do Brasil, que em 2020 passou a fornecer à Le Biscuit a solução Software Defined Wide Area Network (SD-WAN), dentro do portfólio HughesON de serviços de redes gerenciadas.
A solução permite formar redes corporativas com alto desempenho usando banda larga de provedores locais como rede de acesso, garantindo conectividade, disponibilidade no serviço prestado e segurança para focar nos desafios da transformação digital.
Com uma solução personalizada desenvolvida para a Le Biscuit, o novo sistema permitiu, além de pleno atendimento aos clientes e de um aumento na eficiência da gestão interna, a implementação do modelo omnichannel de vendas — em que são integradas as operações das lojas físicas e dos canais digitais. Adicionalmente, a contratação da Hughes deu um novo fôlego ao projeto de expansão da rede de lojas próprias.
"Com a solução SD-WAN da Hughes, hoje temos solução de TI que nos oferece disponibilidade de rede de 99,99% nas lojas em qualquer região do país sem precisarmos nos preocupar com escolha de provedor, acompanhamento de ativação, manutenção e solução de problemas técnicos", afirma Adriano Silva, gerente de TI da rede Le Biscuit. Segundo ele, outro ponto positivo é a agilidade da Hughes do Brasil para atendimento quando necessário — na maior parte das vezes, de maneira preventiva.
Se do ponto de vista da operação a solução da Hughes já foi muito bem-sucedida, o sistema contribui também para a expansão da rede da empresa do cliente. Conforme relata Silva, foi reduzido pela metade o tempo de espera para ativação da infraestrutura de rede quando uma loja é inaugurada — de 90 para menos de 45 dias.