GOL adota solução de comunicação e economiza 75% em link internacional

0

A GOL Linhas Aéreas, companhia aérea de baixo custo, optou pelas soluções da ISS para proteção da sua infra-estrutura de rede interna e como ferramenta para comunicação com parceiros e escritórios. Atualmente, toda a operação de booking da empresa depende e passa pelas ferramentas da ISS, que são especificadas, implementadas e tem todo suporte da Cipher, empresa especializada em segurança da informação e parceira da ISS.

Hoje as soluções Proventia M são responsáveis pela conexão por meio de rede virtual privada (VPN) com aeroportos internacionais e nacionais e ainda para conexão com administradoras de cartões de crédito internacionais e escritórios de contabilidade da empresa na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O sistema também é usado para a comunicação com escritórios de comércio exterior, além do acesso remoto ao ambiente de rede corporativo da GOL. Um dos usos principais da solução é para a ligação com o sistema de venda de passagens, que fica hospedada em Minneapolis e em Salt Lake, nos Estados Unidos.

?Antes trabalhávamos com um link dedicado para conexão com nosso sistema de reservas. Com a mudança, as ferramentas da ISS passaram a ter um papel fundamental nos negócios da GOL. Vários de nossos processos mais importantes passam pelo Proventia. Em 2005, 81% das passagens da GOL foram comercializadas pela Internet?, diz Wilson Maciel Ramos, vice-presidente de Gestão e TI da GOL. De acordo com ele, a mudança também foi perceptível para os consumidores, já que a operação ganhou mais rapidez, aproximadamente 50 milissegundos, um ganho de 25% no tempo de compra.

Em 2004 a Gol criou o Comitê de Segurança multidisciplinar, composto pelas áreas de tecnologia, administração predial, segurança de vôo e aeroportos, recursos humanos e jurídico. Esse comitê é responsável pela segurança da informação. A empresa já trabalhava com a Cipher, que neste mesmo ano implementou na empresa soluções de Intrusion Prevention Systems (IPS), para proteção da infra-estrutura de redes e das informações de clientes e funcionários da empresa.

?As ferramentas da ISS usam uma plataforma única de administração, são muito fáceis de gerenciar e nos permitem enxergar e proteger de forma eficaz o nosso perímetro de rede?, analisa Ramos. A confiabilidade nas ferramentas da ISS possibilitou que uma outra necessidade da GOL fosse atendida.

Outro objetivo com a adoção das soluções foi estar em conformidade com as leis internacionais como a Sarbannes-Oxley. Com as ações nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque, a centralização de informações de segurança da GOL facilita o processo de prestação de contas para a U.S. Securities Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Brasil. ?A transparência é essencial para os investidores da empresa?, destaca Ramos.

A estrutura de VPNs da empresa, pela capilaridade de atuação da GOL, é muito grande e a companhia procurava formas de baixar os seus custos com a conexão de links internacionais. Ao ver essa necessidade, a Cipher sugeriu o uso do Proventia, que além de prevenção de intrusão de ameaças, vírus, antispam, antispyware, firewall e filtro de internet, possibilita a conexão por VPN. A economia após o inicio do uso do Proventia foi de 75% no link internacional.

A próxima etapa do projeto inclui a migração de mais uma rede VPN proprietária de comunicação com as maiores agências no país e no exterior para as soluções da ISS, além da finalização da interligação com mais alguns aeroportos de interesse no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.