GRSA investe na integração da cadeia de suprimentos

0

A empresa de serviços de alimentação GRSA adotou a tecnologia da Mercador, empresa do grupo Telefônica, para tornar mais ágil e seguro o relacionamento com sua cadeia de suprimentos. O desafio da parceria é integrar 3,7 mil fornecedores a fim de atender a demanda de 1.220 pontos-de-venda. Até dezembro de 2006, a meta é integrar 470 fornecedores. A adoção da plataforma é parte do Programa de Integração de Sistemas (Prisma) da GRSA, que inclui a adoção de sistemas integrados de back-office e front-office.

A GRSA desenvolveu o Prisma investindo em plataformas para gestão corporativa (ERP), data base management e troca eletrônica de dados (EDI), esta última fornecida pela Telefônica-Mercador. Os responsáveis pela escolha da Telefônica-Mercador como provedora da tecnologia foram as diretorias de informática e de suprimentos.

O gerente de sistemas da GRSA, Sergio Affonso Silva, diz que o diferencial da Telefônica-Mercador foi a sua proposta de trabalho junto aos fornecedores para integrá-los no sistema. ?Temos quase 4 mil fornecedores finais, com os quais temos contato por meio da informática, compramos 17 mil toneladas de alimentos e processamos cerca de 160 mil notas por mês, então a interação com o fornecedor é nossa maior preocupação. A Mercador veio justamente para facilitar o fluxo de informações e agilizar a cadeia de suprimentos.?

O projeto piloto para implantação do sistema, segundo silva, obteve bons resultados, integrando completamente o operador logístico Camil Alimentos, empresa de beneficiamento, distribuição e comercialização de arroz e feijão. Mensalmente, a GRSA encaminha mil pedidos para a Camil e já sente diferenças nesse procedimento depois da implantação da solução. ?Antes o pedido era transmitido de diversas formas. O fornecedor tinha que colocar os dados do pedido em seu sistema. Hoje, nós enviamos o pedido por via eletrônica e o fornecedor insere os dados do pedido diretamente no sistema. Com esse processo reduzimos o lead-time de todo o ciclo do pedido?, diz o CIO da GRSA, Albino Faustino Júnior. Além disso, o sistema Mercador fornece um protocolo de recebimento ao remetente, assegurando que a solicitação foi efetivada.

A meta da empresa é integrar 470 fornecedores ao EDI da Mercador até o fim do ano, o que representa usar a tecnologia para agilizar 63 mil pedidos. O próximo passo é ajustar à plataforma tanto aos fornecedores que já estão integrados a Mercador, quanto aos que ainda não estão, mas trabalham com a GRSA. O diretor comercial da Telefônica-Mercador, Valêncio Garcia, destaca que devido ao desafio do projeto a Mercador aloca vários profissionais na GRSA. ?Um profissional fica dentro do ambiente do cliente interagindo entre as áreas envolvidas: comercial, logística, TI e os fornecedores, agilizando a implementação do projeto.?

Faustino Júnior, da GRSA, acredita que a parceria com a Telefônica-Mercador já está trazendo benefícios à empresa. ?Vislumbramos uma melhoria de processo, de qualidade, principalmente na questão da governança corporativa e da redução de riscos. Ganhamos também na transparência e na segurança no contato com o fornecedor.?

A GRSA tem como acionistas o Grupo Accor, companhia mundial de hotelaria, turismo e serviços, e a Compass Group, prestadora de serviços de alimentação. Possui sete marcas especializadas em serviços de alimentação para restaurantes empresariais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, locais remotos, vending machines e hospitais. A empresa serve cerca de 700 mil refeições por dia e atende 2,4 milhões de consumidores por mês no varejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.