A empresa de serviços de alimentação GRSA adotou a tecnologia da Mercador, empresa do grupo Telefônica, para tornar mais ágil e seguro o relacionamento com sua cadeia de suprimentos. O desafio da parceria é integrar 3,7 mil fornecedores a fim de atender a demanda de 1.220 pontos-de-venda. Até dezembro de 2006, a meta é integrar 470 fornecedores. A adoção da plataforma é parte do Programa de Integração de Sistemas (Prisma) da GRSA, que inclui a adoção de sistemas integrados de back-office e front-office.
A GRSA desenvolveu o Prisma investindo em plataformas para gestão corporativa (ERP), data base management e troca eletrônica de dados (EDI), esta última fornecida pela Telefônica-Mercador. Os responsáveis pela escolha da Telefônica-Mercador como provedora da tecnologia foram as diretorias de informática e de suprimentos.
O gerente de sistemas da GRSA, Sergio Affonso Silva, diz que o diferencial da Telefônica-Mercador foi a sua proposta de trabalho junto aos fornecedores para integrá-los no sistema. ?Temos quase 4 mil fornecedores finais, com os quais temos contato por meio da informática, compramos 17 mil toneladas de alimentos e processamos cerca de 160 mil notas por mês, então a interação com o fornecedor é nossa maior preocupação. A Mercador veio justamente para facilitar o fluxo de informações e agilizar a cadeia de suprimentos.?
O projeto piloto para implantação do sistema, segundo silva, obteve bons resultados, integrando completamente o operador logístico Camil Alimentos, empresa de beneficiamento, distribuição e comercialização de arroz e feijão. Mensalmente, a GRSA encaminha mil pedidos para a Camil e já sente diferenças nesse procedimento depois da implantação da solução. ?Antes o pedido era transmitido de diversas formas. O fornecedor tinha que colocar os dados do pedido em seu sistema. Hoje, nós enviamos o pedido por via eletrônica e o fornecedor insere os dados do pedido diretamente no sistema. Com esse processo reduzimos o lead-time de todo o ciclo do pedido?, diz o CIO da GRSA, Albino Faustino Júnior. Além disso, o sistema Mercador fornece um protocolo de recebimento ao remetente, assegurando que a solicitação foi efetivada.
A meta da empresa é integrar 470 fornecedores ao EDI da Mercador até o fim do ano, o que representa usar a tecnologia para agilizar 63 mil pedidos. O próximo passo é ajustar à plataforma tanto aos fornecedores que já estão integrados a Mercador, quanto aos que ainda não estão, mas trabalham com a GRSA. O diretor comercial da Telefônica-Mercador, Valêncio Garcia, destaca que devido ao desafio do projeto a Mercador aloca vários profissionais na GRSA. ?Um profissional fica dentro do ambiente do cliente interagindo entre as áreas envolvidas: comercial, logística, TI e os fornecedores, agilizando a implementação do projeto.?
Faustino Júnior, da GRSA, acredita que a parceria com a Telefônica-Mercador já está trazendo benefícios à empresa. ?Vislumbramos uma melhoria de processo, de qualidade, principalmente na questão da governança corporativa e da redução de riscos. Ganhamos também na transparência e na segurança no contato com o fornecedor.?
A GRSA tem como acionistas o Grupo Accor, companhia mundial de hotelaria, turismo e serviços, e a Compass Group, prestadora de serviços de alimentação. Possui sete marcas especializadas em serviços de alimentação para restaurantes empresariais, escolas, aeroportos, terminais rodoviários, locais remotos, vending machines e hospitais. A empresa serve cerca de 700 mil refeições por dia e atende 2,4 milhões de consumidores por mês no varejo.