O mercado mundial de celulares registrou uma leve recuperação no terceiro trimestre. A percepção dos analistas é de que a fase mais aguda da crise já ficou para trás, mas ainda deve demorar para a retomada nos patamares de lucratividade do período pré-crise.
As vendas no período totalizaram 287,1 milhões de unidades, um aumento de 5,6% frente ao segundo trimestre, segundo dados da IDC. Apesar da melhora na comparação com o segundo trimestre, o resultado representa uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2008.
Segundo o Ramon Llamas, analista da IDC para a indústria de celulares, no trimestre, vários canais venderam aparelhos mais antigos por preços baixos, o que foi suficiente para estimular as vendas.
Já neste último trimestre do ano, o analista avalia que as vendas tendem a continuar a crescer, impulsionadas pelos novos lançamentos dos fabricantes.
De acordo com a IDC, a Nokia se manteve na dianteira, com 37,8% de participação sobre as unidades vendidas no terceiro trimestre. Em seguida vio a Samsung, com 21% de market share. A LG aparece na terceira posição por mais um trimestre, com representatividade de 11%, contra 4,9% da Sony Ericsson e 4,7% da Motorola, quarta e quinta colocadas, respectivamente. Na comparação com mesmo período de 2008, isso representa um salto de duas posições para a LG.
Já segundo a Strategy Analytics, o mercado de celulares tende a apresentar vendas 3% superiores no quarto trimestre deste ano frente a igual período de 2008, fechando o período com o embarque de 300 milhões de unidades.
A consultoria aponta que, no trimestre encerrado em 30 de setembro, as vendas de celulares ficaram em 291 milhões de unidades, decréscimo de 4% na comparação anual.
- Cenário otimista