Interação com os clientes é alvo das atenções dos executivos do setor de varejo

0

A reação às mudanças nas formas de relacionamentos com os clientes preocupa os executivos do setor de varejo, conforme estudo realizado pela divisão de consultoria da IBM.

O trabalho foi realizado com o objetivo de entender como as redes varejistas estão usando a tecnologia para conhecer e interagir com seus clientes

O item destacado no estudo denominado "Compreendendo os principais varejistas – insights da pesquisa de comércio de varejo", preocupa 83% dos executivos entrevistados.

Já 78% dos consultados disseram estar focados em oferecer aos clientes uma experiência de compra completa e com uma estratégia cross-channel. Entretanto, poucos estão preparados para lidar com essas mudanças no relacionamento com os clientes.

A pesquisa revelou também que os líderes de varejo estão bem à frente dos concorrentes quando o assunto é análise de dados: a ferramenta é utilizada quase duas vezes mais nas companhias do setor.

Enquanto 73% das empresas do varejo analisam comportamentos de compra de seus consumidores, 69% dos executivos do setor revelaram que a análise de dados é utilizada para desenvolver estratégias de merchandising.

O uso das ferramentas de análises na definição de promoções, preços, planos de produtos e para entender como os consumidores interagem por meio dos diferentes canais de vendas foi citado por 63% dos participantes do estudo.

"As empresas já perceberam que as informações geradas pelos próprios clientes são altamente importantes para fortalecer o relacionamento com eles", afirma Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.

Segundo ele, a maioria dos varejistas captura dados de transações e dos pontos de venda. Nesse sentido, os programas de fidelidade são importantes fontes de informação sobre os padrões individuais de compra, preferências e estilo de vida dos consumidores.

Quanto mais interação do varejista com o cliente, maior sucesso nas vendas. De acordo com o estudo, 40% dos clientes que visitam as lojas desses líderes de varejo estão propensos a gastar, enquanto este número cai para 29% nos demais varejistas. 

Vale ressaltar que o consumidor brasileiro também se tornou mais exigente e essa demanda se estende ao varejo, que enfrenta dois principais desafios: otimizar operações com redução de custo e transformar a empresa para que atue cada vez mais centrada no cliente.

"Migrar para um modelo no qual o cliente define o que tem que ser vendido, como deve ser vendido e como quer ser servido pode parecer simples, mas é um trabalho que exige esforços", conta Alejandro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.