A Bacardi, empresa tradicional do ramo de bebidas, decidiu transformar seu ambiente de trabalho, atendendo às necessidades de redução de custo operacional e transformação do espaço do escritório. A empresa adotou as soluções de colaboração da Cisco, criando para seus funcionários um ambiente mais flexível e participativo, além de ter uma redução expressiva de custos em telefonia.
Essa transformação é parte dos investimentos em instalações e atualização do modelo operacional, que ocorreu a partir da transferência estratégica da sede da Bacardi e retirada dos processos de envasamento e distribuição da planta de São Bernando do Campo para a capital paulista.
Ao escolher a nova plataforma de colaboração, a empresa criou para seus funcionários um ambiente mais livre e participativo, além de ter uma redução expressiva de custos em telefonia. Entre as soluções adotadas pela Bacardi estão telefonia IP e rede Wi-Fi da Cisco, que possibilita maior mobilidade aos funcionários por meio do trabalho remoto.
O projeto, encabeçado pela integradora Stoneground, parceira da Cisco, substituiu linhas telefônicas analógicas e equipamentos antigos pela plataforma de telefonia IP. Houve uma economia de 40% com telefonia e maior integração entre funcionários, promovendo o melhor aproveitamento dos processos e o aumento da produtividade. Dentre outras vantagens, a iniciativa também resolveu o problema de gestão do ambiente e na qualidade das chamadas.
O projeto complementa o investimento da Bacardi na digitalização de suas áreas de negócios. Outra iniciativa nesta linha é a criação da central de relacionamento para atender clientes por meio da Unidade de Resposta Audível (URA) personalizada, utilizando o Cisco Contact Center Express, solução de atendimento automático multicanal, com otimização de fluxos de trabalho e flexibilidade na entrega de relatórios de negócios.