GovTech Aprova Digital cresce 165% em 2021 e planeja expansão para o Norte e Nordeste

0

A crescente demanda da população por serviços públicos de qualidade tem aquecido o mercado das Govtechs, startups voltadas para soluções inovadoras. Esse modelo de empresa surge para auxiliar o poder público na entrega de eficiência, economia e qualidade à população. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), atualmente existem  80 GovTechs vendendo produtos e serviços de forma recorrente. Número que tende a crescer nos próximos anos.

Diante deste cenário, o Aprova Digital, sistema especialista em tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil, já registrou um crescimento de 165% em 2021. Graças à capacidade de personalização e adaptação da plataforma à realidade de cada município, desde os grandes centros urbanos até cidades menores, a startup já está presente em mais de 50 cidades.

"As Govtech vieram para mudar o poder público e, sem dúvidas, ganharão o mesmo status das fintechs nos próximos anos. A chegada de um sistema como o nosso gera oportunidades muito além do que se possa imaginar, trazendo melhorias para a vida dos cidadãos e dos servidores", afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Na cidade de São Paulo, maior capital da América Latina, o sistema Aprova Digital facilita e acelera a liberação de alvarás para a construção de habitação social. Já foram mais de 48 mil unidades licenciadas em seis meses. Um recorde desde 2013.

Ainda na Região Sudeste, a cidade de Patos de Minas (MG), além de ser reconhecida por tramitar digitalmente serviços de todas as suas secretarias, teve destaque por sua atuação contra o Covid-19. A gestão do município, com a ajuda do Aprova Digital, zerou a fila de espera presencial para vacinação da população.

Na Região Sul do país, o município de Florianópolis (SC), com a personalização das soluções do Aprova Digital, possibilitou a emissão instantânea de alvarás para pequenas construções. Na prática, o requerente deixa de esperar 4 meses que antes eram necessários. Agora, a documentação pode ser liberada em 5 minutos (tempo recorde registrado pela gestão).

Além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, o Aprova Digital trabalha com os municípios do Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. Para 2022, o objetivo é expandir a digitalização das prefeituras para as Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

"Estamos em negociações avançadas no estado da Bahia, Pernambuco, Paraíba e também na região Norte do país, no estado do Pará. Acreditamos que 2022 será um marco, tanto na história do Aprova, quanto em relação à transformação digital dos serviços governamentais no Brasil. E o principal ganho, com certeza, será da população, que terá agilidade em diversos serviços, que atualmente são muito morosos e burocráticos", finaliza Zanatta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.