Organizações lançam plugin para ampliar doações no e-commerce

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No Dia de Doar, 29/11, o Movimento Arredondar e a Webjump lançam plugin que possibilita fazer doações em centavos no fechamento de compras online. Seguindo a expansão do e-commerce no Brasil, o objetivo dessa parceria é criar canais de doação digital, mobilizando milhares de consumidores que estão comprando online para fazer uma microdoação.

A mobilização global do Giving Tuesday (terça da solidariedade), que acontece anualmente após o feriado de Ação de Graças e da Black Friday, foi a data escolhida para o lançamento da solução da ONG Arredondar que nasceu em 2011, com a ideia de buscar parceiros do varejo que abraçassem causas sociais e ambientais, mobilizando recursos para apoiar o trabalho de ONGs. Até aqui, já são 26 marcas parceiras, mais de 50 milhões de arredondamentos, e 60 organizações de todo o Brasil que receberam recursos.

Funcionalidade

• O plugin lançado para plataformas Adobe Commerce não gera nenhuma necessidade de desenvolvimento de programação. O parceiro que implementar a solução pode configurar em poucos passos como a opção para doar aparecerá no checkout, sem impactos no fluxo de transação ou qualquer atrito na finalização da compra.

• Assim, se o valor total dos itens no carrinho dá R$ 48,70, ao aceitar arredondar e doar, a tela de pagamento é atualizada automaticamente para R$ 49,00, mostrando o valor da compra e o valor da doação, que seria de 30 centavos.

• A pergunta para arredondar aparece no fechamento da compra, sem pedir nenhum dado adicional nem tirar o cliente da tela. E funciona para qualquer meio de pagamento habilitado no checkout: cartão de débito ou crédito, boleto ou pix.

• A tecnologia, que garante facilidade na doação, é também responsável pela transparência. O sistema contabiliza apenas transações arredondadas e o valor doado, respeitando as leis de proteção de dados e sem necessidade de compartilhar dados sensíveis da operação da marca.

• O cliente que participar fará uma micro doação de até 1 real. Esse valor aparece no totalizador da compra e no comprovante da doação enviado por e-mail, com site e CNPJ do Arredondar.

"O Movimento Arredondar nasceu com a missão de colocar a doação no dia a dia dos brasileiros. E se todo mundo está comprando online, o e-commerce é um canal onde a gente precisa estar. Era desafiador porque ninguém quer mais um botão ou pedir mais coisas para o desenvolvedor. Então, unimos forças com a WEBJUMP – que não cobrou nada – e pensou conosco uma forma simples de inserir a opção para doar no check out. Com isso, adicionamos engajamento social na jornada de compra digital", explica Ari Weinfeld, fundador do Arredondar.

E-commerce pode ajudar a mobilizar novos doadores

O mundo todo está mais solidário: 40% da população global diz ter praticado algum ato solidário em 2021. O Brasil subiu 36 posições no Ranking Global de Solidariedade (World Giving Index) 2022, realizado pela Charities Aid Foundation (CAF), e organizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Ficamos na posição 18 entre 119 países, considerando a média geral de três comportamentos: ajudar um estranho na rua, doar em dinheiro para ONGs e voluntariado. No entanto, doar mais não quer dizer que doamos o suficiente.

Representante oficial da Adobe Commerce / Magento, a WEBJUMP avistou na parceria com o Arredondar o desafio de criar uma ferramenta para viabilizar boas ações no momento de maior crescimento do e-commerce, em resposta ao aumento da desigualdade nesses últimos dois anos.

"Somos apaixonados por transformação. E o Arredondar está totalmente alinhado com o nosso propósito de usar a tecnologia para construir uma experiência de compra positiva, com excelência, rapidez e também solidariedade. Enquanto as ONGs combatem problemas sociais e ambientais graves, o e-commerce brasileiro pode mobilizar milhares de doações. Com esse plugin, criamos um ambiente simples para doar, receber o comprovante no e-mail e acompanhar todo processo com transparência no site. Está tudo ali, acessível e conectado", ressalta Ivan Bastos, CEO da WEBJUMP.

Na parceria, a WEBJUMP oferece suporte especializado na implementação do plugin. E o time Arredondar apoia o alinhamento jurídico, contábil e de comunicação, além de auxiliar as empresas que aderem à solução na escolha da causa e das ONGs.

Como o Movimento não tem fins lucrativos, não há taxa de adesão e nem mensalidade. Cada parceiro que adere doa o canal de venda para mobilizar doações. Por isso, a causa e as ONGs são escolhidas pela marca. Enquanto o Movimento Arredondar faz a gestão do repasse do dinheiro e prestação de contas.

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