A Microsoft e a Citrix Systems anunciaram uma aliança para a venda de soluções de virtualização de desktops e servidores. As duas empresas, que há mais de 18 anos trabalham juntas fornecendo soluções aos clientes para disponibilizar aplicativos baseados no Windows, vão comercializar novas ofertas dos produtos Citrix Presentation Server e Citrix XenDesktop, ambos baseados no Windows Server 2008 e nas soluções de desktop Windows, gerenciados pelo System Center, da Microsoft.
A próxima geração do Citrix Presentation Server vai dar suporte e ampliar o Windows Server 2008, além de permitir que os clientes utilizem o sistema da Microsoft para a execução de aplicativos Windows remotos. XenDesktop que, quando combinado com o Windows Server, Windows Vista Enterprise Centralized Desktop e System Center, permite a virtualização de desktops baseados em Windows.
O XenDesktop, cujo lançamento está previsto para o segundo trimestre, vai dar suporte ao Windows Server 2008 logo após a disponibilidade do Hyper-V, um recurso de virtualização baseado no hypervisor disponível como parte do Windows Server 2008.
A Microsoft e a Citrix também ampliaram a aliança em virtualização de servidores para possibilitar que os departamentos de TI operem com softwares hypervisor heterogêneos. A Citrix está desenvolvendo um recurso para possibilitar a portabilidade de máquinas virtuais entre o Xen hypervisor no Citrix XenServe e o Windows Server 2008 Hyper-V. Esse recurso vai oferecer um portfólio unificado de infra-estruturas virtuais que utilizam tanto o Hyper-V como o Xen hypervisor, sob a plataforma de gerenciamento System Center. Esse recurso está programado para avaliação beta também no segundo trimestre.