Call centers vão oferecer mais de 320 vagas de trabalho por dia em 2011

0

Mais de 1,2 milhão de pessoas trabalham como teleatendentes no país, de acordo com a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa as empresas do setor. E a previsão para 2011 é que as empresas de call center registrem um crescimento de 10% em geração de empregos, oferecendo aproximadamente 120 mil novos postos de trabalho durante o ano. Ou seja, mais de 320 novas vagas por dia em todo o país.
Embora o setor seja o principal empregador de jovens sem a necessidade de experiência anterior, há oportunidades para todas as faixas etárias e também com históricos profissionais variados. "Há empresas que necessitam de pessoas mais jovens, outras que precisam de profissionais mais experientes, e outras que trabalham apenas com atendentes bilíngües, por exemplo. E, hoje, muitos apostam no setor para seguir carreira", diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT.
Para os jovens que conquistam o primeiro emprego num call center, as empresas investem para capacitá-los. "Antes de serem colocados para atender qualquer cliente, todos são treinados, realizam cursos para aprender como e o que fazer", diz Nogueira. No entanto, para conseguir uma oportunidade no setor, são indispensáveis conhecimentos básicos de informática e ter domínio da língua portuguesa.
Confira algumas características do setor:
• Os principais setores contratantes de call center são os de serviços financeiros, varejo, telecomunicações, seguros, saúde e editora/gráfica;
• Cerca de 65% das empresas estão no eixo São Paulo – Rio de Janeiro;
• A região sul também já apresenta significativa participação (5%) e a região nordeste começa a se destacar como o um novo pólo de call center;
• A grande maioria dos atendentes é composta por mulheres (76,8%);
• cerca de 45% do total de empregados são jovens em seu primeiro emprego;
• Do total de atendentes, 74% possuem o 2º grau. 22%, curso superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.