Com o objetivo de aprimorar o controle sobre as operações fiscais e contábeis, assim como readequar os processos que envolvem a Tecnologia da Informação (TI) e controlar as importações de produtos, a Givaudan, empresa do segmento de aromas e fragrâncias com atuação desde 1927 no mercado brasileiro, expande para a América Latina o projeto fiscal realizado pela Sonda Software.
Além do Brasil, que opera com a importação e exportação de produtos, países como o México, Argentina e Colômbia passaram a fazer parte do escopo de implementação do software de controle para as transações de comércio exterior, pw.CE, única solução homologada pela SAP neste quesito. Em território nacional, o principal foco do projeto era atender às exigências do Fisco. Para isso, a Sonda Software implementou seus softwares fiscais, o pw.SATI e o SPED Fiscal.
"A Givaudan já contava com o ERP de gestão da SAP, mas sentíamos falta de softwares complementares que conseguissem atender com excelência todas as particularidades do nosso setor e que ainda pudesse suportar outras operações na região latino-americana, dois quesitos que foram plenamente atendidos pela Sonda Software", pontua o Information Technology Manager da Givaudan, Marcelo Campos.
O projeto, que envolveu quatro operações da Givaudan na América Latina, teve como escopo a utilização do software de comércio exterior para mais de cinco mil processos. Com inicio em junho de 2010, em apenas três meses foi dado o Go Live da implementação do software pw.CE.
"Especialmente no Brasil, as exigências da Receita Federal tornam o projeto bastante desafiador e a Sonda Software soube elaborar soluções seguras e flexíveis para que pudéssemos cumprir com as obrigações", ressalta Campos.
Ainda segundo o executivo, a sinergia da área de TI da Sonda Software com a Givaudan fez muita diferença na condução do projeto, assim como a fluência na língua espanhola de todos os consultores, que fez com que o trabalho fosse realizado dentro do prazo definido.
A expectativa da empresa é aumentar cada vez mais as melhorias na aderência das informações fiscais, na validação dos cadastros e no gerenciamento do risco de autuações pelo Fisco. "As soluções fiscais estão totalmente integradas aos processos de faturamento e recebimento, obtendo de forma instantânea a apuração de impostos indiretos", comenta Campos.
Para a Sonda Software, a implementação das soluções fiscais e de comércio exterior na companhia foi um projeto de destaque no mercado, além do apoio de colaboradores envolvidos na gestão do projeto, como o gerente de projetos, Bruno Lima, que foi fundamental para a condução com êxito do trabalho. "Desenvolvemos para a Givaudan não apenas um projeto específico no mercado, mas pudemos atender de forma integrada todas as necessidades da empresa dentro de um âmbito regional", finaliza o gerente de negócios da Sonda Software, Afonso Pietroniro.
- Controle de operações fiscais