A rede social Pinterest, que funciona como um quadro de avisos virtual em que usuários compartilham imagens e links que consideram interessantes ou inspiradores, vem chamando a atenção de profissionais de marketing pelo rápido crescimento de visitantes únicos e por se revelar potente geradora de tráfego em sites de varejo.
Estatísticas de empresas que fazem medições no mundo virtual, como comScore e Experian Hitwise, indicam que a rede Pinterest figura entre os sites de compartilhamento que mais crescem na internet atualmente.
Segundo a Hitwise, essa plataforma de compartilhamento emergente, que tem como público preferencial as mulheres, já figurava na 60ª posição no ranking de sites mais populares dos Estados Unidos, nas três primeiras semanas de 2012.
A comScore, por sua vez, revela que em apenas um mês, de novembro a dezembro de 2011, essa rede aumentou sua base de visitantes únicos de 4,8 milhões para mais de 7,5 milhões, um crescimento de 55%.
Já a Compete calcula que a Pinterest aumentou em cerca de 430% o seu número de visitantes únicos nos últimos quatro meses de 2011.
Além da expansão do número de visitantes, outro fator que tem chamado atenção dos profissionais de marketing é o potencial da Pinterest de gerar tráfego em sites de varejo. Nesse quesito, a rede emergente só perde para Facebook, YouTube, Twitter e Yahoo!, ficando à frente do Google+, segundo a Experian HitWise.
Para explicar o que é e como funciona o Pinterest, e como profissionais de marketing podem usá-lo em benefício dos seus clientes, a empresa Monetate criou o infográfico abaixo. A empresa destaca, por outro lado, que enquanto os varejistas buscam cada vez mais sites de redes sociais como Pinterest para se comunicar com clientes atuais e potenciais, o fato é que os motores de busca permanecem como os maiores condutores de tráfego de referência.
Clique sobre a imagem para aumentar.