As rede sociais Twitter e LinkedIn deverão experimentar este ano sólido crescimento em suas receitas com publicidade, segundo a empresa de pesquisa e consultoria eMarketer. No caso do Twitter, a expansão não repetirá o patamar de três dígitos de 2011, mas as receitas atingirão US$ 260 milhões, o que representa crescimento de 82% em relação a 2011.
No que se refere à rede profissional LinkedIn, as receitas globais com anúncios somarão US$ 226 milhões no fim de 2012, um aumento de 46,1% sobre 2011.
Segundo a eMarketer, atualmente, 90% das receitas do Twitter têm origem nos Estados Unidos. Outros países contribuirão com apenas US$ 26 milhões do total este ano. Os analistas da empresa de pesquisa preveem que em 2014 o microblog terá diversificado um pouco suas fontes de receita, mas 83% dos dólares obtidos com publicidade em todo o mundo (um total previsto de US$ 540 milhões) ainda virão dos Estados Unidos.
No caso do LinkedIn, há uma parcela maior de dólares de anúncios originados fora dos Estados Unidos. A eMarketer prevê que este ano o site irá obter US$ 226 milhões em receitas de anúncios, um aumento de 46,1% sobre 2011. A parcela originada fora dos Estados Unidos é de 32%.
Em 2014, a previsão é que os anunciantes norte-americanos respondam por 60% dos US$ 405,6 milhões que serão amealhados pelo LinkedIn.
As receitas do LinkedIn foram revisadas para cima desde a última previsão emitida pela eMarketer em setembro de 2011. O motivo teria sido um um programa de publicidade mais forte do que o esperado no site.