Mercado imobiliário: Inteligência Artificial a nosso favor

2

Recentemente, o deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), divulgou um texto a respeito da criação do marco legal do desenvolvimento e uso da inteligência artificial pelo poder público, pessoas físicas, empresas e outras entidades, que foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A iniciativa tem como objetivo estabelecer os fundamentos do uso dessa tecnologia, como respeitar os direitos humanos, a democracia, a igualdade e a privacidade de dados, entre outras coisas, para estimular a aplicação da IA e proteger os cidadãos de seu mau uso. 

O projeto ainda está em debate no Congresso Nacional, mas a atitude nos mostra que a Inteligência Artificial fará, cada vez mais, parte do cotidiano. Essa tecnologia já é aplicada em diversos setores, como na segurança pública e privada, saúde e recursos humanos e, obviamente, já chegou também no mercado imobiliário. 

Nosso setor tem como característica ser conservador em relação às mudanças e, muitas vezes, resistente à transformação digital. Contudo, essa realidade tem mudado bastante nos últimos anos. Existem empresas que já nascem digitalizadas e, por isso, saem à frente nos resultados em comparação às empresas mais conservadoras. 

A ascensão das proptechs é a maior prova de que o mercado deve se abrir para as novidades. De acordo com o Mapa das Construtechs & Proptechs Brasil 2021, o setor de construtechs e proptechs cresceu 23% em 2020, em comparação com 2019. A projeção para este ano é de crescimento de 35%, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). 

Em relação à Inteligência Artificial, o mercado imobiliário pode e deve usufruir deste recurso para otimizar processos, ter mais segurança, identificar leads qualificados e melhorar a pesquisa por imóveis, por exemplo, melhorando o trabalho dos consultores, corretores, investidores e incorporadoras. Não faz mais sentido realizarmos tarefas que um software ou aplicativo podem realizar por nós. É muito mais produtivo contarmos com a IA a nosso favor, e direcionarmos nossos esforços para o relacionamento com os clientes, por exemplo. 

Levando em consideração todos os estudos e pesquisas sobre o tema, independente de ser focada no mercado imobiliário, a conclusão que temos é que a Inteligência Artificial já faz parte da rotina dos clientes e, ao procurar uma imobiliária ou um corretor, eles já contam que o serviço prestado será tecnológico, moderno e inteligente. Empresas e profissionais que oferecerem menos que isso, fatalmente irão desaparecer do mercado. 

Luiz Felipe Cervi, economista, graduado pela UNIOESTE, no Paraná, especialista em economia comportamental pela ESPM, cofundador e CEO da EEmovel, plataforma de inteligência imobiliária. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.