A Intel, ST Microeletronics e a empresa de investimento Francisco Partners L.P. anunciaram nesta segunda-feira, 31/3, que firmaram um acordo para criar um novo negócio independente de memórias flash, a Nunomyx, que deverá receber investimentos da ordem de US$ 3 bilhões.
Ela irá projetar, desenvolver e fabricar flash memória do tipo NOR e NAND usadas para armazenar dispositivos portáteis de memória, telefones celulares, ultraPC móveis, câmeras digitais e tocadores MP3.A empresa deverá funcionar a partir de maio, após receber aprovação da US Federal Trade Commission.
Brian Harrison, CEO da nova empresa, diz que ?esse é um caso raro onde uma empresa é criada com um uma forte posição de mercado?.
Como parte do acordo, a Intel vai transferir sua unidade de fabricação de memória flash tipo NOR, e cerca de 2.500 funcionários.
A ST Microeletronics também vai contribuir com sua base de fabricação de memórias flash NOR e NAND. A divisão do negócio ficou em 45,1% para a Intel, 48,6% para ST e 6,3% para o Fundo Francisco Partners, que está investindo US$ 150 milhões em dinheiro na operação.