José Arthur Filardi é o novo ministro das Comunicações

0

O governo federal empossou nesta quarta-feira, 31, os substitutos dos ministros que estão deixando suas pastas para concorrer nas eleições de outubro deste ano. Para o Ministério das Comunicações foi confirmado o nome de José Arthur Filardi Leite, até então chefe de gabinete do ministro Hélio Costa. A posse de Filardi foi realizada em conjunto com os demais nove ministros que assumem cargos no Executivo.
O nome de Filardi contou com o franco apoio de Hélio Costa, mas sofreu resistências do governo em um primeiro momento por não possuir o perfil técnico esperado para a pasta. Com o passar do tempo, o advogado conquistou a confiança de boa parte do PMDB, especialmente a cúpula do partido no Senado Federal, o que lhe assegurou a vaga ministerial.
Natural de Barbacena, Minas Gerais, o novo ministro também é formado administrador de empresas e compõe a equipe de Costa desde que este assumiu o Minicom, em junho de 2005. Antes de assumir a chefia de gabinete do ministério, Filardi foi secretário de Administração de Recursos Humanos e secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Barbacena entre 2001 e 2004. Também trabalhou como assessor parlamentar no Senado Federal.
Hélio Costa retornará ao Senado, tirando de cena seu suplente Wellington Salgado (PMDB/MG) que desde 2005 exercia o mandato de seu colega de partido. A saída do ministro foi necessária por conta das regras eleitorais, que exigem a desvinculação dos candidatos a cargos públicos seis meses antes das eleições, ou seja, até o dia 3 de abril deste ano.
Além das Comunicações, as pastas de Minas e Energia; Transportes; Meio Ambiente; Agricultura; Previdência Social; Integração Nacional; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Igualdade Racial passam a ter a partir de hoje novos ministros. A Casa Civil foi assumida por Erenice Guerra, até então secretária-executiva da pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.