O governo federal empossou nesta quarta-feira, 31, os substitutos dos ministros que estão deixando suas pastas para concorrer nas eleições de outubro deste ano. Para o Ministério das Comunicações foi confirmado o nome de José Arthur Filardi Leite, até então chefe de gabinete do ministro Hélio Costa. A posse de Filardi foi realizada em conjunto com os demais nove ministros que assumem cargos no Executivo.
O nome de Filardi contou com o franco apoio de Hélio Costa, mas sofreu resistências do governo em um primeiro momento por não possuir o perfil técnico esperado para a pasta. Com o passar do tempo, o advogado conquistou a confiança de boa parte do PMDB, especialmente a cúpula do partido no Senado Federal, o que lhe assegurou a vaga ministerial.
Natural de Barbacena, Minas Gerais, o novo ministro também é formado administrador de empresas e compõe a equipe de Costa desde que este assumiu o Minicom, em junho de 2005. Antes de assumir a chefia de gabinete do ministério, Filardi foi secretário de Administração de Recursos Humanos e secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Barbacena entre 2001 e 2004. Também trabalhou como assessor parlamentar no Senado Federal.
Hélio Costa retornará ao Senado, tirando de cena seu suplente Wellington Salgado (PMDB/MG) que desde 2005 exercia o mandato de seu colega de partido. A saída do ministro foi necessária por conta das regras eleitorais, que exigem a desvinculação dos candidatos a cargos públicos seis meses antes das eleições, ou seja, até o dia 3 de abril deste ano.
Além das Comunicações, as pastas de Minas e Energia; Transportes; Meio Ambiente; Agricultura; Previdência Social; Integração Nacional; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Igualdade Racial passam a ter a partir de hoje novos ministros. A Casa Civil foi assumida por Erenice Guerra, até então secretária-executiva da pasta.
- Política